Orlando Pantera
Título Original
Orlando Pantera
Realizado por
Sinopse
Nascido na ilha de Santiago (Cabo Verde), Orlando Pantera (1967-2001) foi um músico e compositor que uniu ritmos tradicionais, como o batuque e a "tabanka", a sonoridades contemporâneas. Apesar de ter falecido com apenas 33 anos – a 1 de Março de 2001, o dia em que ia começar a gravar em França "Lapidu na Bô"/ "Colado a Ti", que seria o seu primeiro álbum – é, ainda hoje, uma pessoa muito estimada e influente para várias gerações de artistas.
Estreado na edição de 2025 do festival IndieLisboa, onde arrecadou o prémio principal da secção IndieMusic e conquistou o Prémio do Público para longa-metragem, este documentário é assinado por Catarina Alves Costa – também autora de "Mais Alma" (2001), sobre a cena artística das ilhas cabo‑verdianas e onde já surgia Orlando Pantera. Aqui, a realizadora recorre a arquivos inéditos reunidos por Darlene Barreto, filha do músico, bem como a depoimentos e interpretações de artistas de uma nova geração, entre eles Mayra Andrade, Princezito, Fattu Djakité ou Mário Lúcio. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Uma homenagem honesta, mas incompleta, a Orlando Pantera
O documentário de Catarina Alves Costa ficará, pela sua própria condição, sempre “aquém” — a ausência da figura no seu centro condena forçosamente qualquer homenagem a ficar incompleta.
Ler maisCríticas dos leitores
Orlando Pantera
Emerson Gonçalves
Adorei o filme!!! Parabéns à realizadora. Fiquei a conhecer melhor o homem por trás da sua música. Obrigado
Uma descoberta
Ana Cristina Neto
Uma história de vida. A música a ligar as pessoas e os lugares. Um criativo fora de série. Tudo filmado de forma elegante e respeitadora. Que belo momento de cinema bom.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






