//

On Falling

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 104 min 2024 M/12 27/03/2025 GB, POR

Título Original

Aurora (Joana Santos) deixou família e amigos em Portugal e emigrou para a Escócia, na esperança de dar um novo rumo à sua vida. Mas as coisas não correm como o esperado e, depois de tantas horas dedicadas ao trabalho, ela vê os seus dias tornarem-se vazios. Sem ligações humanas que a ajudem a contornar a monotonia, tenta sobreviver a cada fim do mês com o parco dinheiro que lhe sobra.

Estreado mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), On Falling esteve em competição no Festival de San Sebastián (Espanha), onde recebeu o prémio de melhor realização.

Produzido pela Sixteen Films, a produtora do cineasta Ken Loach, este drama sobre emigração e alienação foi realizado e escrito pela portuguesa radicada em Edimburgo Laura Carreira, também autora das curtas "Monday" (2017), "Red Hill" (2018) e "The Shift" (2020), esta última em competição na secção Horizontes do Festival de Veneza. PÚBLICO

Sessões

Críticas dos leitores

4 estrelas

José Miguel Costa

"On Falling", a coprodução luso-ingelesa que marca a estreia no formato longa-metragem da jovem cineasta (e também argumentista) Laura Carreira, tem granjeado inflamadas reacções de entusiasmo nos circuitos de cinema independente, e já possui múltiplas distinções no seu currículo, nomeadamente, o Prémio de Realizadora Revelação no BFI London Film Festival e a Concha de Prata no Festival de San Sebastian.

Um drama simples/"silencioso" e destituído de panfletarismo (apostando, ao invés, na subtileza, contenção e minimalismo) que, apelando a um registo de realismo social (ou não tivesse o dedinho do Mestre Ken Loach enquanto produtor do filme) e fazendo uso de uma linguagem documental, aborda as temáticas da exploração laboral das empresas multinacionais (assente em baixos salários e métodos de produção desumanizantes), migrações e isolamento social. "Limita-se" exclusivamente a seguir, quase em tempo real (através de uma câmara que funciona como um "olhar passivo"), as rotinas monótonas e repetitivas da solitária e "vazia" figura central, uma jovem portuguesa emigrada na Escócia (sem qualquer rede relacional de suporte e a subsistir no limiar da pobreza independentemente de estar inserida no mercado de trabalho - operacional num armazém -, o que a obriga a partilhar uma casa sobrelotada com desconhecidos de diferentes nacionalidades).

Um retrato íntimo e sombrio (exponenciado por uma fotografia saturada pelas cores escuras dos espaços industriais e destituída de luz natural) da precariedade financeira, existencial e afectiva dos anónimos "operários do capitalismo neoliberal" que sobrevivem numa realidade alienante (meros robots presos a funções mecanizadas/destituídas de estimulação intelectual, que se limitam a socializar com o seu "fiel amigo" telemóvel - sendo as parcas interações com os pares destituídas de qualquer conteúdo e/ou afecto). Realce-se a (sóbria) performance de excepção da (desconhecida) actriz Joana Santos.

Continuar a ler

On Falling

Conceição

Um filme que nos deixa presos do princípio ao fim e a pensar. Uma magnífica representação da atriz principal.

Continuar a ler

On Falling

Samuel Costa

Brilhante e atual!

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!