O Professor e o Louco

Votos do leitores
média de votos
Drama 124 min 2019 02/05/2019 IRL

Título Original

The Professor and the Madman

Sinopse

<div>Londres, século XIX. Há mais de duas décadas que vários estudiosos da Universidade de Oxford tentam criar um dicionário que, para além de definições rigorosas dos termos, englobe também a história e evolução da língua inglesa. Em 1879, James Murray, um escocês de cultura vasta e espírito inquiridor, torna-se responsável pela finalização do empreendimento. Para concretizar a tarefa, que a todos já parece impossível, Murray tem uma ideia: pedir a voluntários que compilem e lhes enviem palavras dos vários livros que leiam. É assim que William Chester Minor, um cirurgião norte-americano há anos hospitalizado numa instituição psiquiátrica para criminosos, se junta a Murray. Esta parceria durará anos e resultará numa profunda admiração e amizade entre dois homens muito diferentes mas igualmente geniais.</div> <div>Com Mel Gibson e Sean Penn como protagonistas, um drama biográfico realizado pelo produtor e argumentista Farhad Safinia, que aqui se estreia em realização, segundo um guião seu, de John Boorman e de Todd Komarnicki. "O Professor e o Louco" tem por base a obra "The Surgeon of Crowthorne: A Tale of Murder, Madness and the Love of Words", onde o escritor Simon Winchester narra a história do Dr. W. C. Minor, responsável por mais de dez mil entradas da edição original do conceituado "Oxford English Dictionary". PÚBLICO</div> <div> </div>

Críticas dos leitores

Um obra de ARTE

Anabela Saúde

Um filme que nos deixa atormentados e nos comove profundamente. A amizade entre dois homens apaixonados pelas palavras e os livros. A linha frágil entre a insanidade e a sanidade da nossa mente e do nosso coração. Grande Sean Penn, grande, grande, grande, grande!! Uma obra de ARTE. Não percam, a sério... não percam !
Continuar a ler

Simplesmente notável

Ana Maria Jacinto

Não deixem de ver este excelente filme. Toca vários temas, retratando o vigor e o orgulho universitário da época. Recomendo o filme a todos os filólogos e, já agora, aos nossos jovens para que tenham uma pálida ideia do que é fazer um dicionário. Muito bom!!!
Continuar a ler

Intenso

Martim Carneiro

Belíssima construção filmica, com uma história que nos agarra e nos faz imergir no universo luminoso das palavras e do seu significado. Dois actores que não aprecio particularmemte fazem aqui desempenhos verdadeiramente notáveis. Cinema de qualidade.
Continuar a ler

Muito Bom

José Freitas

Não perca!
Continuar a ler

Excelência

Sandra

Fui ver há pouco. Extraordinárias interpretações, quer dos actores principais, quer dos outros, não gosto de dizer secundários, até porque, neste filme em particular, chamar secundário a quem acompanha Mel Gibson e Sean Pean nesta hipnotizante história de amor e redenção, de fantasmas e de guerras, de sábios e de loucos, parece pouco. A não perder. Excelente corpo de actores e história interessantíssima.
Continuar a ler

Impressionante

Normando Fontoura

Uma impressionante e inteligente saga humana que sublima a razão e a emoção. <br />Uma verdadeira lição de sensibilidade e boa moral.
Continuar a ler

Força de vontade e redenção

R. E. Ferreira

Estamos perante uma verdadeira epopeia literária sobre dois homens que lutaram para fazer justiça à língua inglesa no dicionário mais abrangente até aquela data, sob a égide da Universidade de Oxford. <br />Mel Gibson e Sean Penn têm grandes interpretações, sobretudo o último que, mais uma vez, se supera a si mesmo, com momentos verdadeiramente épicos, numa atuação brilhante e comovente. <br />Filme de época, baseado numa história verdadeira, bem filmado, com especial destaque também para o trabalho de fotografia.
Continuar a ler

Arrebatador.

Vítor Tavares

Duas interpretações notáveis. Excelente fotografia. Excelente argumento.
Continuar a ler

A não perder

NC

Pela interpretação, pela importância histórica e pela singularidade da história. Fazem falta mais filmes destes.
Continuar a ler

5 * - Imperdível...

Luis

...Com Mel ou Pen já seria excelente - com os dois juntos (muito bem secundados)...não perca! No mais, atenção a este Realizador que aqui se estreia - irá por certo dar muito que falar. Muita atenção nos detalhes - a pronúncia Escocesa (reforçada) de Mel Gibson é uma delícia...
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!