//

O Grande Silêncio (2007)

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Documentário 169 min 1995 M/12 08/02/2007 SUI, FRA, ALE

Título Original

Into Great Silence

Realizado por

Sinopse

"O Grande Silêncio" é o primeiro filme sobre a vida interior da Grande Chartreuse, casa-mãe da Ordem dos Cartuxos, uma meditação silenciosa sobre a vida monástica. Dezassete anos depois de ter pedido autorização para filmar no mosteiro, é dada autorização para entrar ao realizador, que filmará a vida interior dos monges cartuxos. Sem música à excepção dos cânticos do mosteiro, sem entrevistas, nem comentários, ou artifícios. Evocam-se unicamente a passagem do tempo, das estações, os elementos repetidos incessantemente durante o dia ou as orações. Um filme sobre a presença do absoluto e a vida de homens que dedicam a sua existência a Deus. O filme ganhou os Prémios de Melhor Documentário no Festival de Sundance e nos Prémios Europeus do Cinema.<p/>PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

O Grande Silêncio

Vasco Câmara

Ler mais

O Grande Silêncio

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

A sedução monástica de Philip Gröning

António Marujo

Ler mais

Câmara lenta

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

A Deus o que é de Deus

Maria João Carmona

O domínio do espiritual tem destas coisas: só o apreende (embora sempre de forma limitada, à medida do humano) quem a isso está disposto e lhe abre os olhos da alma. Quem se propõe fazer leituras de um filme como este, diferente em todos os aspectos daqueles que hoje são mais bem quistos, com base em preconceitos de um mundo que venera sobretudo a matéria e a razão, não chega lá, porque esta é uma realidade que transcende, em muito, essa perspectiva.<BR/>Vejamo-lo, por isso, com os olhos da alma, os olhos do nosso espírito humano que é tanto mais belo quanto mais fiel se revela ao Deus que o criou, pois só assim conseguiremos apreender a verdadeira beleza deste documentário que só é «socialmente incorrecto» na aparência.
Continuar a ler

Comentário

João Silva

Confesso-me bastante ansioso para ver o filme. Concordo com parte da crítica: é a penetração cinematográfica num mundo interdito ao comum dos mortais que motiva a adesão ao filme. <BR/><BR/>O caso português será, como é habitual, diferente. Um filme de três horas, sem legendas, sem falas, sobre um grupo de gente que vive rotineiramente num mosteiro? Uma película sem a ousadia sexual d'O Crime do Padre Amaro, esse estrondoso sucesso de bilheteira, não merece ser vista! <BR/><BR/>A não perder. Por alguns, claro. Mais uma vez se prova que o cinema não é uma arte para todos.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!