O Fim do Outono

Votos do leitores
média de votos
Drama 128 min 1960 M/12 24/07/2014

Título Original

Akibiyori

Sinopse

<p>Reunidos para lembrar Shuzo, que faleceu há sete anos, três dos seus amigos decidem que está na hora de encontrar um bom marido para a filha que deixou: a bela Ayako (Yôko Tsukasa), de 24 anos. Ela não quer casar-se tão cedo, mas isso não os demove de lhe procurar um pretendente. A resistência de Ayako tem um motivo: ela não quer sair de casa para não deixar sozinha a mãe, Akiko (Setsuko Hara), por quem, aliás, cada um dos três homens se sente há muito atraído. Além de ter de lidar com a determinação deles, a rapariga vai ter de enfrentar a possibilidade de um novo casamento da mãe.<br /> Realizado pelo japonês Yasujirô Ozu, um dos mais aclamados cineastas de sempre, "O Fim do Outono" baseia-se no romance homónimo do escritor Ton Satomi. O filme conquistou, em 1961, três prémios no Asia-Pacific Film Festival, nas categorias de melhor filme, actor secundário (Nobuo Nakamura) e fotografia.<br /> PÚBLICO</p>

Realizado por

Yasujirô Ozu

Elenco

Yôko Tsukasa, Setsuko Hara, Mariko Okada

Críticas Ípsilon

Meninas casadoiras e meninos reguilas

Jorge Mourinha

Três miniaturas comoventes e divertidas que mostram Ozu em absoluto domínio de uma arte tão simples que parece enganadoramente fácil.

Ler mais

Críticas dos leitores

Filme único

Tom

É um filme que nos comove, que nos faz sentir o que há-de melhor em cada um de nós. Um universo único.

Continuar a ler

O Fim do Outono

Marcela Monte

Lindíssimo! É o melhor filme do Mestre Ozu e o melhor filme que vi este ano. Além de algum humor, apresenta todas as formas de amor. Imperdível!!!!

Continuar a ler

A crítica do Expresso

Raul

O Expresso de hoje (suplemento Actual) refere esta homenagem a Ozu e fala dos actores destes três filmes, omitindo o nome de Setsuko Hara. Esquecer este nome é culturalmente grave, pois trata-se da actriz número um do seu tempo e a actriz de eleição de Ozu. Sugiro aos leitores a carregarem no seu nome e a saberem mais desta fabulosa actriz o foco de A Viagem a Tóquio.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!