//

Nuremberga

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Guerra 148 min 2025 M/12 04/12/2025 EUA

Título Original

Nos meses que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, o psiquiatra norte-americano Douglas Kelley (1912-1958) foi incumbido de avaliar a sanidade dos principais criminosos de guerra nazis julgados pelo Tribunal Militar Internacional, nos chamados Julgamentos de Nuremberga. Entre os acusados, o oficial de mais elevada patente era Hermann Göring (1893-1940), um homem carismático e manipulador, determinado a evitar a condenação. Apesar da inteligência de Göring, Kelley manteve o profissionalismo, sempre muito consciente do perigo de ser influenciado pelo prisioneiro e da necessidade de manter o distanciamento necessário para uma avaliação o mais rigorosa possível. 
Após extensas entrevistas e testes psicológicos detalhados para avaliar a sua responsabilidade criminal, Göring foi considerado mentalmente apto para julgamento. Condenado à morte pelo seu papel no Holocausto, suicidou-se com uma cápsula de cianeto na noite anterior à execução.

Depois desta experiência marcante, Douglas Kelley continuou a trabalhar nas áreas de psiquiatria e criminologia, mas enfrentou problemas pessoais graves que culminaram no seu suicídio a 1 de Janeiro de 1958, usando o mesmo método de Göring.

Com argumento, realização e produção de James Vanderbilt (conhecido pelos argumentos de “Terror na Escuridão”, “Zodiac” ou “O Fantástico Homem-Aranha” e pela realização de “Verdade”), este filme conta com as interpretações de Rami Malek, Russell Crowe, Leo Woodall, John Slattery, Mark O'Brien, Colin Hanks, Richard E. Grant e Michael Shannon. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

O Mal é um manequim em Nuremberga, com Rami Malek

Luís Miguel Oliveira

Há qualquer coisa de necessário num filme como Nuremberga, de James Vanderbilt. Pena não ser um grande filme.

Ler mais

Sessões

Críticas dos leitores

Um bom filme histórico

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque achei o argumento potencialmente interessante e, também, porque gosto deste género de filmes. Gostei do filme, é um filme que se vê bem. O filme tem um argumento histórico interessante sem cair no clássico "filme de tribunal". Além disso, o filme tem boas representações de Russel Crowe e Rami Malek. Estamos perante um bom filme histórico sobre o julgamento de Nuremberga. Numa escala de 0 a 20 valores, dou 16 valores a este filme.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!