Na Praia de Chesil
Título Original
On Chesil Beach
Realizado por
Elenco
Sinopse
Críticas Ípsilon
Ian McEwan precisava de outras unhas
Os actores são bons, e o filme tem aquela solidez de produção britânica de “prestígio”. Mas tudo isso é magro consolo perante obra tão decepcionante.
Ler maisAs crianças no tempo
Na Praia de Chesil, baseado na obra de Ian McEwan, adaptação feita pelo próprio, é um filme literário, paciente, delicado, comovente.
Ler maisCríticas dos leitores
Magnífica Saoirse
Raul Gomes
Fiquei feliz
Helena Costa
2 estrelas
José Miguel Costa
O filme "Na Praia de Chesil", romance dirigido por Dominique Cooke e (des)animado por uma agradável dupla de actores (Saoirse Ronan e Billy Howle) que cumpre com acuide o que lhe calhou em mãos, é visualmente bonitinho e "formalmente bem oleado e com tudo no sítio certinho" (o mínimo exigível para uma obra que exibe o selo de qualidade da BBC), no entanto, falta-lhe "sangue na guelra" (necessitava de uma generosa "transfusão de sangue" para ver se arrebitava do estado anémico que o caracteriza na generalidade).
De facto, a narrativa (cuja acção decorre na deprimente Inglaterra da pré-revolução sexual - início da década de 60 do século XX - e tem por base os melodramas de um casal virgem aquando da data de "consumação da coisa" no dia do casamento) anda por ali a "engonhar sem sair da cepa torta". A título de exemplo, a "cena de cama" - mais anti-clímax de todo o sempre - dura cerca de 45 minutos, constantemente interrompidos por inúmeros, e desnecessários, longos flashbacks que apenas servem para diluir o dramatismo de uma história que teria tudo a ganhar se apresentasse uma cronologia mais linear (pelo menos, desse modo, talvez fosse menos monótona e mais ritmada - ritmo esse que lá para o final, incongruentemente, "entra em velocidade cruzeiro" ... só para despachar).
Em suma, UM ROMANCE FALHADO (que poderia até ser interessante caso fosse agarrado por outrém com "unhas" para o efeito) QUE MORRE NA PRAIA ...
Maturidade
Lucas
Cada plano, cada som, cada detalhe tem uma força e uma carga emocional para lá do cinema.
História de amor com final triste
Fábio Martins
Medo de Amar
Isabel Coutinho
Absolutamente Magnífico!
Paulo Graça Lobo
10 Estrelas
Martim Carneiro
Tocante
Margarida
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!