Montado, o Bosque do Lince Ibérico

Votos do leitores
média de votos
Documentário 94 min 2020 M/6 11/08/2022 ESP

Sinopse

O montado é um ecossistema peculiar que contém em si uma enorme biodiversidade e riqueza natural, desempenha funções importantes na conservação do solo, na qualidade da água e na produção de oxigénio, é um pilar importante da economia local e dá origem a uma paisagem particularmente bela. “Feita de bosques abertos, de azinheiras e sobreiros que só se encontram na Península Ibérica, lembra-nos a Savana africana. Um lugar onde a Natureza se cruza com a actividade humana, em que nem a floresta sai prejudicada, nem a larga comunidade de predadores que nele luta pela sobrevivência.” é deste modo que a actriz Joana Seixas, a narradora, vai descrevendo as imagens captadas pelo documentarista e naturalista espanhol Joaquín Gutíerrez Acha que, para este filme, contou com um orçamento de quatro milhões de euros. PÚBLICO

 

Críticas dos leitores

Visto por todo o País

Francisco D'orey

Para os comentadores mal informados desta página verifiquem nas redes socias do filme, por exemplo no instagram, que o filme passou pr salas de cinema em vários pontos do país, inclusivamente em vários locais do interior! Desde Mértola, Alandroal, Coruche, Montemor-o-novo, Coimbra, Castelo Branco, Évora, Santarém ou Seia e Portimão. Informem-se antes de criticar por favor e não encham páginas de conteúdo importante com comentários fracos.

Continuar a ler

O lince e o erro da superespecilização...

Luís Graça

É uma pena que o filme não chegue aos ecrãs das salas de cinema da província... Se calhar não passa mesmo de Lisboa ou do bairro de Alvalade. Também já vi a versão em castelhano (pode ser vista aqui com legendas, em castelhano, há termos técnicos que são diferentes em português, a começar por "dehesa", "montado" na nossa língua...E s lontras são "nutrias" e as raposas são "zorros"...Mas o lince é lince é o grande protagonista da festa... Trata-se realmente de uma festa, a da celebração da vida, da natureza e da cultura... O montado é um ecossistema único, ibérico, e o trabalho que aqui é mostrado devem deixar-nos honrados, a todos, à equipa que o fez (dois anos, 4 milhões de euros, muita gente, muito tempo, muito dinheiro, para fazer um documentário), mas também aos homens que usufruem e tiram proveito (económico) do montado: cortiça, gado bravo, porco preto, ovelhas, abelhas, caça... É um ecossistema, deslumbrante, mas frágil, ameaçado não só pelas alterações climáticas mas também também pelas pragas e a sobrecarga humana e animal... incluindo a caça em excesso. Se a reintrodução do lince ibérico (com a ajuda do "homo sapiens sapiens"...) foi um sucesso (chegou a haver menos de um centenas de exemplares), ele continua a ser uma das espécies animais mais ameaçadas do planeta... Para mais especializou-se, para o bem e para o mal, na caça ao coelho, sua principal fonte de alimentação... Tiro o chapéu a quem fez esta obra-prima, tanto do ponto de vista técnico-científico como estético... Tem belíssimas imagens e sequências fabulosas... Se não puderem ir ao cinema (o mesmo é dizer, a Lisboa), pelo menos vejam, de borla, a versão castelhana, integral, de 90 e tal minutos, disponível até ao ano de 2032, na RTVE Play (não se esqueçam de ver com legendas em castelhano): https://www.rtve.es/play/videos/dehesa-el-bosque-del-lince-iberico/dehesa-el-bosque-del-lince-iberico/6623754/ E, por favor, divulguem!... Temos que salvar o montado (um ecossistema ibérico, que é 54% português e 46% espanhol)... Felizmente para a vida animal não há fronteiras..

Continuar a ler

Bravo! Como o lince.

Tomás Pimenta da Gama

Um filme incrível sobre o nosso ecossistema e sobre a biodiversidade que ele sustenta. Este filme devia ser visto por todas as crianças das escolas que não têm a sorte de conhecer de perto esta realidade. E devia estar em mais salas. Parabéns, Ukbar!

Continuar a ler

Montado

Susana Ferreira

Imperdível! A solicitar às salas de cinema que prolonguem o tempo de exibição!

Continuar a ler

Montado - O Bosque do lince ibérico

Rui Pereira

Ao contrário do que diz o leitor José Marques Júnior, não são os distribuidores que escolhem os cinemas onde os filmes são exibidos mas sim os cinemas que decidem se determinado filme é exibido. Muito gostaríamos que o filme Montado - O Bosque do lince ibérico fosse exibido em mais cinemas do país mas, infelizmente, não houve abertura para isso. Portanto, em vez de se queixar aqui, pedimos que exponha a questão ao cinema da sua cidade, para ver se eles percebem que há pessoas interessadas no filme ��.

Continuar a ler

Montado

Osvaldo

Simplesmente miserável um filme de interesse nacional exibido apenas na capital...

Continuar a ler

Montado

Elisabete Pereira

Um filme com raízes puramente ALENTEJANAS e a estreia não tem nenhum local do Alentejo. Leiria?!

Continuar a ler

Belíssimo documentário

Bárbara Cardoso

Belíssimo e muito importante.

Continuar a ler

Portugueses inteligente inteligentes? Só em Lisboa e Leiria?

José Marques Júnior

Como já vem sendo um hábito, os distribuidores de cinema nacionais pensam que não existe público para documentários nas salas de cinema que não sejam nos grandes centros urbanos. Vivo no Algarve e aqui normalmente só temos direito a ver no cinema filmes comerciais. Gostava de chamar a atenção que qualquer algarvio sabe o que é um montado e que um dos centros maiores da criação de linces ibéricos se encontra na nossa região. Algumas das razões do seu desaparecimento devem-se à caça, tanto das espécies de que se alimentam como também do seu abate clandestino. Como um perfeito grunho, o caçador teme que o lince lhe faça concorrência. Daí que deveria ser obrigatória a sua exibição em toda a região.

Continuar a ler

Não faz sentido o título do documentário

Carlos

Aliás, para despertar o interesse da sociedade para assistir este documentário, peca logo no seu título, tinha de ser algo mais simples e directo, tipo a biosfera ibérica, A vida secreta do lince... Agora Montado... nem pensar...

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!