Medos
Título Original
The Hole
Realizado por
Elenco
Sinopse
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
Medos
Fernando Oliveira
O olhar cáustico, irónico, até com malvadez, de Joe Dante sobre a forma de viver dos americanos deu-nos alguns dos mais divertidos, e subversivos, filmes do Cinema americano do final do século passado. Por exemplo, “Gremlins 2” é mais do que tudo uma delirante paródia à memória desse Cinema; “Pequenos guerreiros” é um gozo azedo ao olhar “militarista” de alguma sociedade americana; ou “O Uivo da Fera” uma corrosiva visão sobre o puritanismo e o “mal” que em todos habita à espera do momento de “sair cá para fora”. Joe Dante foi talvez o maior “terrorista” do Cinema americano desses anos, ferozmente político, e isso, pese embora alguns êxitos de público, afastou-o salas de Cinema: este “Medos” em 2009 é o seu penúltimo filme, houve depois em 2014 “Como enterrar a ex” (realizou no entanto alguns magníficos telefilmes e episódios de séries). “Medos” é no entanto um filme menor na obra do realizador, exactamente porque lhe falta essa confrontação com a realidade; foi ele que disse a propósito de “Homecoming” (episódio genial da série “Masters of horror”): “Se quiserem ver o estado do país em determinada altura, vejam os filmes de terror produzidos nessa época”; é um filme “amansado”, falta-lhe a ferocidade mesmo que não existisse um olhar político. “Medos” é apenas a história de dois irmãos e da sua mãe que vão habitar uma casa numa cidadezinha americana e que encontram um buraco sem fundo na cave dessa casa. Com a ajuda de uma rapariga, vizinha do lado, vão descobrir que desse buraco saem a materialização dos seus maiores medos; e é só isso o filme de Dante, um escorreito filme de “terror” que nada nos perturba (embora com algumas piadas giras: “I`m not a fairytale princess”, ou a “Divina comédia"). Muito bem feito, é certo, mas falta-lhe o fel. (em "oceuoinfernoeodesejo.blogspot.com")
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