Mataram o Pianista
Título Original
Realizado por
Sinopse
Com realização de Fernando Trueba e de Javier Mariscal – que já tinham feito dupla na realização de “Chico e Rita” –, este filme de animação segue Jeff Harris, um jornalista musical nova-iorquino, que decide investigar o desaparecimento do pianista brasileiro Tenório Cerqueira Júnior.
Um dos grandes nomes do samba-jazz, Tenório foi visto pela última em Buenos Aires (Argentina), numa digressão musical com os músicos Vinicius de Moraes e Toquinho, alguns dias antes do golpe militar que aconteceria a 24 de Março de 1976.
Essa investigação faz Jeff embarcar numa jornada pela bossa nova brasileira, conhecendo a liberdade criativa que caracterizou esse movimento, mas também a brutalidade dos regimes ditatoriais que, durante as décadas de 1960/70 surgiram na América Latina.
Com vozes de Jeff Goldblum, Abel Ayala, Roberta Wallach e Tony Ramos. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
O dever de memória de Mataram o Pianista
Uma história verídica do Brasil da ditadura contada em formato de documentário animado, melhor quando coloca a música em imagens do que quando é denúncia política.
Ler maisCríticas dos leitores
Arte Pura!
Luís Cláudio Albino
Filme documentário longa-metragem, com co-produção internacional de animação (ICA e RTP participam) tem direção de Fernando Trueba (vencedor do Óscar em 1992) e Javier Mariscal - responsável pela animação/desenho (indicado aos Óscar de 2012). No dia da antestreia em Lisboa, ambos estiveram presentes.
A narrativa deste filme é sempre acompanhada com excelente música e imagens imersivas cheias de cor, impactando profundamente no desenrolar da ação desta viagem pela Bossanova. Filme que facilmente cativa pela História, pela Música e pela Imagem, num registo de pura magia no processo criativo da Animação. TOP! Adorei.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!