Mandela: Longo Caminho para a Liberdade
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Inspirado na autobiografia homónima de Nelson Mandela, publicada em 1994, um filme que acompanha a jornada de um dos maiores ícones mundiais. Desde a sua infância numa pequena aldeia rural até à tomada de posse como primeiro Presidente negro na África do Sul, debruça-se sobre os mais marcantes momentos da sua luta contra o "apartheid", passando pelos 27 anos que passou encarcerado, como prisioneiro político.
Com o actor Idris Elba como protagonista, conta com a realização de Justin Chadwick e argumento de William Nicholson. O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto, em Setembro de 2013. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
A importância do não-esquecimento
Pedro J. Pereira
Um belo filme (mesmo não sendo propriamente uma "obra-prima" cinematográfica) baseado na auto-biografia de uma personagem histórica inspiradora, que dedicou a maior parte da sua vida (tendo passado quase 3 décadas da mesma encarcerado por acreditar nesse ideal) à luta pela liberdade e igualdade na sua pátria natal: a África do Sul.
Sendo certo que ainda tanto ficou por conseguir em termos de igualdade de direitos nesse país, e em tantos outros países do mundo, é sempre importante relembrar o quanto tantos sacrificaram tanto para que possamos ter muitos dos direitos que temos actualmente e, por outro lado, o quanto esses direitos nunca são "adquiridos", ameaçados que estão pelas forças "do poder" que beneficiam da exploração e subjugação dos outros, nomeadamente dos mais "fracos".
E se a África do Sul teve um famigerado "apartheid" convém recordar que aquilo que se passa actualmente no território de Israel no que aos territórios palestinianos ocupados diz respeito tem tanto, mas tanto, de semelhante com a África do Sul.
Mandela um longo caminho para a liberdade
Samantha de Ávila dos santos
Um filme com muita carga emocional
Zeca Diabo Monteiro
Onde
António
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!