//

Mãe Rosa

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 110 min 2016 M/12 29/06/2017 Filipinas

Título Original

Ma' Rosa

Sinopse

<div>Rosa tem quatro filhos e vive num bairro pobre de Manila (Filipinas). Ela e Nestor, o marido, possuem uma pequena mercearia. Apesar de todos os esforços para levarem uma vida íntegra, a verdade é que a loja serve de disfarce para o verdadeiro negócio que lhes serve de sustento: a venda de narcóticos. Um dia, depois de uma rusga policial, Rosa e Nestor são presos por tráfico. Em desespero, os filhos iniciam uma viagem aos meandros da corrupção policial para encontrar um modo de pagar a libertação dos pais. </div><div>Com assinatura do aclamado realizador filipino Brillante Mendoza ("Massagista", "Kinatay", "Lola", "Cativos"), um filme dramático sobre corrupção, desespero e solidariedade com interpretações dos actores Julio Diaz, Baron Geisler Jomari Angeles, Neil Ryan Sese e Jaclyn Jose que, com o seu desempenho como Rosa, recebeu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema de Cannes. PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

Brillante, tudo no sítio

Vasco Câmara

A luta pela sobrevivência é interceptada nas ruas e na lama de Mãe Rosa com a eficácia cortante do cinema do género: género Brillante Mendoza.

Ler mais

Críticas dos leitores

4 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

"Mãe Rosa", do aclamado realizador filipino Brillante Mendonza, é um drama naturalista quase documental "feio, porco e mau" (filmado com câmara ao ombro em constante movimento frenético) que nos transporta para o turbilhão das ruas dos bairros pobres da cidade de Manila. <br />A aspereza das condições de vida daqueles que nelas (sobre)vivem, graças aos mais diversificados "esquemas" (neste caso em concreto, o tráfico de droga - a temática principal da narrativa, a par com a denúncia da "normalidade" da corrupção generalizada, nomeadamente ao nível das forças de segurança), é reforçada pela opção por imagens escuras, toscas, não poucas vezes desfocadas (que ao transmitirem a falsa ideia de material não editado quase nos fazem acreditar estarmos a assistir in loco aos eventos) e pelas filmagens muito próximas dos corpos (que impregnam a pelicula de "claustrofobia"). <br /> <br />A história narrada, que se constitui como um autêntico grito de alerta contra o actual regime politico filipino, tem por base a família de Rosa (da qual fazem parte para além da própria, o marido e três filhos jovens), proprietária de uma mercearia decrépita que serve de fachada para um pequeno negócio de tráfico de droga. Após uma rusga policial, os progenitores são detidos numa esquadra, e a partir desse momento inicia-se um autêntico cálcário para os filhos que se veêm coagidos pelos policias a arranjar uma elevada quantia monetária com o objectivo destes procederem à sua libertação sem qualquer julgamento por parte das instâncias judiciais competentes para o efeito.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!