Ladrões de Bicicletas
Título Original
Ladri di Biciclette
Realizado por
Elenco
Sinopse
No meio da miséria e do desemprego, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) consegue finalmente um trabalho a colar cartazes de cinema pelas ruas de Roma. Contudo, para o fazer, ele precisa de ter uma bicicleta, coisa que ele sabe não ter, pois penhorou a sua para alimentar a família.
Desolado, conta à mulher o seu drama e ela arranja uma solução, conseguindo a muito custo recuperar a bicicleta. Mas enquanto Antonio colava um cartaz de Rita Hayworth, logo no primeiro dia de trabalho, roubam-lhe a bicicleta. Ele faz queixa à polícia, que anota a ocorrência e nada faz. Na verdade, "é só uma bicicleta", como lhe respondem na esquadra.
Depois de uma obstinada busca com o seu filho Bruno (Enzo Staiola) pela cidade, onde por diversas vezes se cruzam com o ladrão, o desesperado Antonio toma uma decisão que o vai desgraçar.
Adaptação do romance homónimo de Luigi Bartolini, um clássico do neo-realismo italiano passado na Roma do pós-Guerra que é também um dos mais comoventes retratos de uma relação entre pai e filho. A realização é da responsabilidade de Vittorio De Sica – com Sergio Leone enquanto assistente de realização não creditado – e o argumento de Cesare Zavattini e Oreste Biancoli. PÚBLICO
Críticas dos leitores
Obra-prima
Raul Pissarra
Obra-prima
Raul Pissarra
Obra-prima
Raul Pissarra
Nem sei que escrever. Um dos melhores filmes do mundo. O cinema do neo-realismo italiano está acima de qualquer apreciação. O Humanismo do filme é uma oração.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!