A Irmandade da Sauna
Título Original
Realizado por
Sinopse
Estreado no Festival de Cinema de Sundance (EUA) – onde recebeu o prémio de melhor realização de documentário – este filme marca a estreia em realização da estónia Anna Hints e fala-nos de um grupo de mulheres de várias idades que se junta numa sauna de fumo.
Ali, criam uma espécie de irmandade e, sem vergonha ou julgamento, discutem os seus problemas pessoais e aconselham-se mutuamente, revelando as suas fragilidades mas também a sua coragem.
Co-produção entre a Estónia, França e Islândia, um filme que celebra a força dos elos que unem as mulheres entre si, ao mesmo tempo que mostra uma importante tradição na Estónia: as saunas de fumo, reconhecidas desde 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. PÚBLICO
Críticas dos leitores
A Irmandade da Sauna
Luís Cláudio Albino
Este documentário aborda histórias partilhadas por mulheres durante as sessões de Sauna de Fumo na região de Vana-Võromaa, Estónia - que é uma tradição reconhecida pela UNESCO como património cultural imaterial da humanidade.
Nessas conversas exclusivamente no feminino, mulheres partilham entre si, segredos e histórias sobre a transformação do corpo, a interrupção da gravidez, a maternidade, o desejo entre mulheres, a doença/cancro e os efeitos colaterais na vida e nas relações, a violação de uma mulher, transportam-nos para um filme/documentário intimista, requer a quem o vê, escuta ativa e sensibilidade, com atenção aos pormenores.
Na fita do tempo, o filme vai decorrendo num registo de confissões e partilha de memórias, algumas dolorosas, que adensam o sentimento comum entre as participantes, de uma narrativa com pontos comuns, culminando com cantos tradicionais folk em forma de mantra "suamos a dor e o medo” - próprios de uma verdadeira Irmandade (da Sauna).
Na minha opinião, a fotografia do filme é muito bem conseguida, quer ao nível dos planos, quer em especial, pela luz e pormenor a que cada momento é registado.
Irmandade da sauna
Margarida guadalpi
Estónia. Mulheres em terapia de grupo??? Na sauna. Em causa a condição feminina pouco valorizada, a educação e experiencias sexuais. Um escape para vidas duras.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!