//

Hotel Ruanda

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Guerra, Drama 110 min 2004 M/12 17/02/2005 ITA, GB, CAN

Título Original

Sinopse

Em 1994, o Ruanda foi palco de uma das maiores atrocidades da História, quando a milícia hutu atacou os cidadãos de etnia tutsi e os hutu moderados, resultando na morte de entre 800 mil a um milhão de pessoas. O filme, realizado por Terry George, baseia-se na história de Paul Rusesabagina, o gerente do Hotel Ruanda, que salvou milhares ao conceder-lhes abrigo. Com Nick Nolte e Joaquin Phoenix no elenco, o filme foi nomeado para três Óscares em 2005.

PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Hotel Ruanda

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Críticas dos leitores

Sensibilização

Olivio Pinto

Na qualidade de professor de Geografia convidei duas turmas do 8º ano a assistir ao filme "Hotel Ruanda". Estamos, portanto, a falar de jovens que possuiam três a quatro anos quando estes acontecimentos ocorreram. Procurei com esta ida ao cinema sensibilizar para os problemas que países como o Ruanda enfrentam, quer a nível interno quer externo (leia-se, ajuda internacional) e também para a importância de uma tomada de decisão (nunca fazer como Pilatos, leia-se comunidade internacional). No final, entre uma ou outra lágrima, um conjunto de alunas dirigiu-se até mim e disse: "Professor, obrigado". Eu respondo: "Eu é que agradeço".
Continuar a ler

Um filme que todos deveriam ver

Barbara

Lembro-me de ter havido um conflito no Ruanda quando era pequena. Mais nada, por isso fui ver este filme. Foi arrepiante e cheguei a chorar compulsivamente.. e a realidade deve ser bem mais assustadora. Horrível. Mas, como disse o jornalista: "Achas que estas imagens são mesmo úteis (imagens de um motim)? Pelo que eu sei, as pessoas no mundo ocidental vão ver isto, dizer 'Que horror', e vão continuar a comer o seu jantar." Acho que são muito úteis estes filmes que desenvolvem a nossa sensibilidade interpessoal, o nosso sentimento de compaixão, principalmente na nossa cultura em que muitos (incluindo eu) vivem alienados destas realidades. Porque não estar atento ao mundo e exercer o nosso poder na democracia em que se vive actualmente? E continuam conflitos semelhantes em África... todos os dias pessoas a viver aquele horror.
Continuar a ler

Filme duro

Alex

O filme é mesmo muito bom, comove muito, se fosse mais real talvez fosse excelente, mas só de imaginar a realidade retratada no filme dói!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!