Guerra Civil

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Acção 109 min 2024 M/14 18/04/2024 EUA, GB

Título Original

Num futuro não muito distante, os EUA enfrentam a violência de uma guerra civil, com um grupo de rebeldes empenhados em depor o Presidente, que se tornou um ditador e se encontra a cumprir um terceiro mandato. Quando as forças do Texas e da Califórnia se direccionam para a cidade de Washington com intenções de invadir a Casa Branca e tornar refém o chefe de Estado, um grupo de repórteres de guerra tenta chegar antes deles para fazer a cobertura. Mas, no meio do caos que prolifera por todo o território, não demora muito até se verem envolvidos numa luta pela própria sobrevivência. 

Um drama distópico com assinatura de Alex Garland, que escreveu o romance “A Praia”, adaptado ao grande ecrã por Danny Boyle, e os argumentos de “28 Dias Depois” ou “Dredd”, e que realizou os filmes “Ex-Machina”, “Aniquilação” e “Men”. O elenco conta com Kirsten Dunst, Cailee Spaeny, Stephen McKinley Henderson, Nick Offerman e o brasileiro Wagner Moura. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Guerra Civil: a implosão americana como atracção de feira

Luís Miguel Oliveira

Espalhafatoso e oportunista, Guerra Civil, de Alex Garland, só oferece sensacionalismo oco.

Ler mais

Sessões

Críticas dos leitores

Tribunal de Haia já!

Rui Zink

Grande filme, grande carrossel de feira, o melhor de Alex Garland a seguir a "Ex-Machina". Sempre pertinente. E creio que Luís Miguel Oliveira devia ser julgado no Tribunal de Haia.

Continuar a ler

4 estrelas

José Miguel Costa

O primeiro blockbuster da produtora de cinema independente A24, "Guerra Civil", escrito e dirigido pelo inglês Alex Garland, é uma espécie de saga "on the road" pelo território dos USA tomado por um avassalador conflito bélico interno, levada a cabo, num futuro distópico próximo, por quatro "guerrilheiros da informação" (de três diferentes gerações) munidos de máquinas fotográficas.

Esta obra tem polarizado as apreciações dos críticos de cinema. De um lado da barricada encontramos aqueles que (tal como eu) ficaram siderados pelo vigor da acção e da inerente espectacularidade visual; do outro lado estão os que "dizem cobras e lagartos" da narrativa, alegadamente abstrata e vazia de conteúdo, devido à inexistência de um mínimo de contextualização, explicação e racionalização sobre a guerra em curso (e efectivamente, nem sequer chegamos a perceber a natureza das facções em conflito, bem como as suas motivações).

No entanto, a posição destes últimos, por certo, alterar-se-ia se deixassem de percepcioná-la exclusivamente como um filme de guerra e passassem a encará-la como uma (bela) homenagem aos jornalistas (e mais concretamente aos fotojornalistas) que, muitas vezes, colocam em risco a sua própria vida com o objectivo de conceder-nos o "tal furo jornalístico". Destaque-se o magnetismo performativo do carismático Wagner Moura.

Continuar a ler

O Pior filme que já vi

José Luso

Argumento péssimo. Incomodativo, brutal, sem princípio, sem sequencia. Uma cópia do Apocalypse Now completamente falhado.

Continuar a ler

Bujarda civil

Jorge

Filme aproveitador dos dejetos trumpistas torna-se, como estes, um atentado à inteligência dos comuns mortais (espetadores) tal a catrefada de disparates regurgitados. Tudo muito sem nexo, desde a idiotice dos repórteres até uma Washington D.C. mergulhada na guerra civil mas feericamente iluminada como se fosse Dia de Ação de Graças. O presidente perdeu a vida, você não perca o seu tempo.

Continuar a ler

Um filme de série B

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque achei o argumento potencialmente interessante. Achei o filme algo decepcionante. Se bem que as prestações dos actores sejam competentes e uma outra cena de acção, satisfazerem, o resto do filme é relativamente pobre. O filme só se percebe na sua plenitude para quem tenha lido o argumento previamente, caso contrário o filme soa a vago, impreciso e com uma história a roçar o básico.

Estamos perante um filme que não passa de um filme de série B, com o que isso tem de limitado. Numa escala de 0 a 20 valores, dou 11 valores a este filme.

Continuar a ler

Guerra civil

Isabel

Sem propósito. Tiros Tiros + tiros.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!