Guerra
Título Original
Guerra
Realizado por
Elenco
Sinopse
Construído a partir de uma ideia de José Lopes (1958-2019), "Guerra" é protagonizado pelo actor, que José Oliveira já filmara em "Longe" (2016), encenando a dura convivência da personagem de um ex-combatente, habitante de Lisboa, com os fantasmas da guerra colonial portuguesa. Lembrada pelo seu filho, a vertigem dolorosa de Manuel imbrica tempos e lugares filmados como experiências de tormenta coexistentes com um quotidiano familiar atento, o companheirismo de veteranos, o cuidado de uma terapeuta, canções, uns passos de dança. Filmado sem rede, com o apoio de cúmplices e a persistência dos realizadores que viram no seu filme também um documento da entrega de José Lopes, este drama estreou no Doclisboa 2020. Texto: Cinemateca Portuguesa
Críticas Ípsilon
O close up de um velho actor esquecido: José Lopes
Filme belo, sim, sem dúvida, mas filme decepcionante, igualmente e ainda mais: Guerra.
Ler maisCríticas dos leitores
Filme total
Jorge Almeida
Filme portentoso que tive a sorte de visionar no Doclisboa. Quotidiano e fantasmagórico, real e teatral, frio e quente, a câmara registra magnificamente a complexidade de um ser humano e de um actor nas suas errâncias espaciais e temporais. Vi algures que era um dos filmes preferidos de Pedro Costa, faz sentido.
Para lá do cinema
Tiago Silva
Vi no Porto/Post/Doc também na versão online... (minha nossa) e é realmente mais do que cinema. Outra coisa para lá da fácil catalogação de obra-prima. Um assombro, de facto. O real e os fantasmas, de uma verdade, assustadora. Sem paradoxo. Estreia do ano.
Um assombro
Giovanni
Vi "Guerra" na Mostra de SP de 2020 (em edição online), um filme corajoso que enfrenta tabus ainda presentes e conta com uma performance inesquecível de José Lopes. Só posso imaginar o privilégio que deve ser poder ver o filme em uma sala de cinema.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!