O Gato das Botas: O Último Desejo

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia, Animação 100 min 2022 M/6 08/12/2022 EUA

Título Original

Sinopse

O Gato das Botas (voz de Antonio Banderas) aprendeu à sua custa o preço da coragem sem limites e do total desprezo pelo perigo: das nove vidas que lhe foram atribuídas, já só lhe resta uma. Aconselhado pelo médico a cuidar da sua saúde, agora bastante fragilizada, junta-se a Kitty Patas Fofas (Salma Hayek) e ao seu amigo Perro (Harvey Guillén) e segue em busca de algo que lhe possibilite recuperar as vidas perdidas. Agora, as suas acções têm outro peso e os riscos tornaram-se muito mais ameaçadores – o que, verdade seja dita, acrescenta um pouco mais de sabor às aventuras.
“Spin-off” do universo Shrek e sequela do filme realizado por Chris Miller em 2011, este novo episódio tem assinatura de Joel Crawford (“Os Croods 2: Uma Nova Era”) e de Januel Mercado (“Dear Diary: World's First Pranks”). Florence Pugh, Olivia Colman e John Mulaney completam o elenco de vozes da versão original. PÚBLICO

Críticas dos leitores

Óptimo. Não trata os espectadores como tolos.

Margarida Mendes

Os críticos (neste website em específico) a chamar o filme de violento por ter uma gota de sangue ou por ter lutas com espadas é para mim um tanto ou quanto absurdo. Principalmente quando existe razão na narrativa para lá estar. (O gato das botas nunca foi tocado por uma espada... Até que o é). O filme trata de temas pesados, sim, mas de uma forma que uma criança possa entender. As crianças são mais inteligentes do que algumas pessoas pensam. Temas como o medo da morte é algo intrínseco nos seres humanos. Mesmo as crianças o sentem, e é por isso que é um filme espectacular. Apela tanto a crianças como adultos. Outros temas abordados são trauma familiar ou não, adopção, ataques de pânico (bastante bem abordado e representado) e confiança. E estes temas são coisas que as crianças podem ter de lidar no dia-a-dia. E este filme ajuda as crianças (e alguns adultos) a perceber que estás são coisas normais da vida, que não és melhor ou pior por teres de lidar com estas coisas e que no fim ter alguém com quem confíes e que te suporte, seja família de sangue ou não, é importante. Este filme tem momentos de acção? Sim. Lutas de espadas e artefactos mágicos. Algo de se esperar num filme baseado em contos de fadas. (Isto faz parte do mundo do Shrek) Este filme tem uma narrativa bastante complexa debaixo de uma história simples. O difícil é explicar o cuidado e detalhe que este filme tem sem contar o enredo, mas peço que se forem ver que prestem atenção à história e personagens, porque cada conflito é tratado com uma certa nuance... E não esperem que o filme diga tudo directamente. Algumas coisas requerem algum pensamento. Para as crianças em específico, elas vão achar as lutas de espadas divertidas, aprender que é necessário ter paciência, a amizade é importante, que ter medo é normal, tudo num mundo brilhante e colorido com um filme com um humor que não é fácil (no sentido de que o humor não é apenas coisas como "um animal dá um pum" ou algo do género. E tanto os adultos como as crianças podem experienciar um niquinho de medo com uma certa personagem... Provavelmente de formas diferentes, uns mais de forma metafórica e outros mais porque a presença da personagem é simplesmente sinistra, mas garanto que esta personagem em específico tem uma batelada de pormenores que se estiverem com atenção vão perceber o quão bem pensada ela foi. Peço que venham com mente aberta para este filme e que apreciem a fantástica animação (3D com um toque de efeitos em 2D) que torna o filme impressionante e único.

Continuar a ler

O gato das notas

Mariana Bacelar

Violento, sem uma história, inqualificável que seja M\6

Continuar a ler

Violento e grotesco

Ana Pereira

Violento e grotesco. É incompreensível que seja um filme aconselhado para crianças.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!