Funeral de Estado

Votos do leitores
média de votos
Histórico, Documentário 135 min 2019 M/12 29/07/2021

Título Original

State Funeral

Sinopse

Março de 1953. Depois de 30 anos a governar a União Soviética sob um regime ditatorial, Joseph Estaline morreu. Nos dias imediatamente a seguir, os membros do comité do Partido Comunista, outrora fiéis seguidores do ditador, revelam a sua sede de poder. Nas ruas, durante as cerimónias fúnebres, centenas de milhares de pessoas surgem devastadas pela partida do ditador. 
Exibido no Festival de Cinema de Veneza, “Funeral do Estado” conta com assinatura do aclamado realizador bielorusso Sergei Loznitsa, que mostra imagens inquietantes de um povo que, apesar de ter vivido décadas de submissão e terror, se deixou enganar pelo culto à personalidade de Estaline, promovido pela máquina política soviética. PÚBLICO

Realizado por

Sergei Loznitsa

Críticas Ípsilon

A máscara da morte vermelha

Luís Miguel Oliveira

A irremediável ambiguidade das imagens de uma mise en scène de Estado.

Ler mais

Críticas dos leitores

Nuno Alves

Um documentário sem interesse nem qualidade. O espectador é arrastado durante mais de 2 horas para uma sucessão incessante de imagens de arquivo desconexas, sem enquadramento narrativo, um "copy e past" de imagens de arquivo sem interesse documental. Bastariam 10 minutos para se perceber a mensagem do documentário. Enfadonho, sem qualidade nem interesse. A evitar!

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!