Funeral de Estado
Título Original
State Funeral
Realizado por
Sinopse
Março de 1953. Depois de 30 anos a governar a União Soviética sob um regime ditatorial, Joseph Estaline morreu. Nos dias imediatamente a seguir, os membros do comité do Partido Comunista, outrora fiéis seguidores do ditador, revelam a sua sede de poder. Nas ruas, durante as cerimónias fúnebres, centenas de milhares de pessoas surgem devastadas pela partida do ditador.
Exibido no Festival de Cinema de Veneza, “Funeral do Estado” conta com assinatura do aclamado realizador bielorusso Sergei Loznitsa, que mostra imagens inquietantes de um povo que, apesar de ter vivido décadas de submissão e terror, se deixou enganar pelo culto à personalidade de Estaline, promovido pela máquina política soviética. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
A máscara da morte vermelha
A irremediável ambiguidade das imagens de uma mise en scène de Estado.
Ler maisCríticas dos leitores
Um "non sense" documental
Nuno Alves
Um documentário sem interesse nem qualidade. O espectador é arrastado durante mais de 2 horas para uma sucessão incessante de imagens de arquivo desconexas, sem enquadramento narrativo, um "copy e past" de imagens de arquivo sem interesse documental. Bastariam 10 minutos para se perceber a mensagem do documentário. Enfadonho, sem qualidade nem interesse. A evitar!
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!