Filhos
Título Original
Vogter
Realizado por
Elenco
Sinopse
Ver sessõesEva Hansen (Sidse Babett Knudsen) é guarda prisional e faz o que pode para ser justa e ajudar os homens que cumprem pena na cadeia onde trabalha. Quando se dá conta de que Mikkel Iversen (Sebastian Bull), um jovem com quem se cruzou no passado, foi levado para a ala de segurança máxima, decide pedir transferência para lá.
Mas os motivos que a levam a querer estar perto de Mikkel, e que não chega a revelar às chefias, vão levá-la a acções que ultrapassam os seus próprios valores de moralidade e de justiça.
Em competição pelo Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, um thriller psicológico realizado por Gustav Möller, também responsável pelo filme O Culpado (2019), cuja premissa deu origem a um remake americano pelas mãos de Antoine Fuqua e que teve Jake Gyllenhaal como protagonista. PÚBLICO
Sessões
Críticas dos leitores
4 estrelas
José Miguel Costa
O sueco Gustav Möller, após ter-se estreado nas longas-metragens com o notável "O Culpado" (2018), reforça o seu estado de realizador a "manter debaixo de olho" através do seu novo filme "Filhos" (selecionado para competição pelo Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim), que mergulha de cabeça no interior do sistema prisional para explorar com sapiência, e sem juízos de valor, o ambiguo conceito de culpa(s) e as consequentes tentativas de (impossível) redenção e/ou punição.
Um vigoroso e tenso mix entre o drama prisional (que abdica dos habituais clichés que, por norma, caracterizam este género cinematográfico) e o thriller psicológico prestes a explodir "à mínima faísca", cuja acção se limita ao claustrofóbico microcosmos (hiperbolizado pelo recurso ao formato em ecrã quadrado reduzido, bem como à opção por uma fotografia exclusivamente pincelada a cores sombrias) da ala de alta segurança de uma prisão.
Acresce uma montagem frenética e (sobretudo) a visceral performance "não-verbal" da actriz Sidse Babett Knudsen, que encarna Eva, uma solitária guarda prisional idealista, percepcionada pelos seus como um exemplo de profissionalismo à prova de bala, que altera abruptamente a sua conduta comportamental após a admissão no estabelecimento prisional de um jovem homicida ultra-agressivo. Terão estes dois elementos qualquer vinculo passado? É isso que descobrirão (gradualmente) se fizerem o favor de visionar este filme.
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