//

Ernest Cole: Perdido e Achado

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário, Biografia 105 min 2024 M/12 25/09/2025 EUA, FRA

Título Original

Realizado por

Sinopse

Nascido a 21 de Março de 1940, numa "township" — bairros criados pelo sistema de segregação racial para concentrar populações negras e mestiças —, perto da cidade de Pretória (África do Sul), o fotógrafo Ernest Cole destacou-se por expor de forma sistemática a brutalidade do "apartheid". Autodidacta, começou como "freelancer" em publicações locais, antes de se dedicar inteiramente ao registo fotográfico das desigualdades e da violência quotidiana sofridas pela população negra.

Em 1966, deixou a África do Sul e fixou-se em Nova Iorque, levando consigo o seu enorme acervo de imagens que, um ano depois, viriam a ser reunidas no livro House of Bondage. Nele, o autor escreveu: “Trezentos anos de supremacia branca na África do Sul colocaram-nos em cativeiro, roubaram-nos a dignidade, tiraram-nos a auto-estima e rodearam-nos de ódio.”

O exílio, passado entre os Estados Unidos e a Suécia, trouxe-lhe reconhecimento internacional, mas também solidão e dificuldades. Cole morreu de cancro a 18 de Fevereiro de 1990, com apenas 49 anos.

Este documentário, que arrecadou o prémio "L’Oeil d’Or" na edição de 2024 do Festival de Cinema de Cannes, acompanha a sua vida e obra e tem realização, produção e argumento do haitiano Raoul Peck — nomeado para o Óscar de Melhor Documentário por "I Am Not Your Negro - Eu Não Sou o Teu Negro" e também autor de "Exterminate All the Brutes", ambos com a questão do racismo como pano de fundo. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Ernest Cole: Perdido e Achado. Raoul Peck e o fotógrafo invisível

Jorge Mourinha

Um pioneiro esquecido do fotojornalismo, o sul-africano Ernest Cole, num filme menos conseguido do que Eu não Sou o Teu Negro, mas feito com grande sensibilidade.

Ler mais

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!