Ennio, o Maestro

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 156 min 2021 M/12 02/02/2023 ITA, JAP, BEL, HOL

Título Original

Realizado por

Sinopse

Nenhum outro compositor de música para cinema terá obtido o reconhecimento global de Ennio Morricone, “Il Maestro” (como fazia questão de ser tratado). Algumas das suas criações mais reconhecíveis fazem hoje parte indelével da cultura popular – desde o “uivo” do genérico de “O Bom, o Mau e o Vilão” (1966), citado em dezenas de homenagens e paródias, ao diálogo entre flautas de pã e coros tribais de “A Missão” (1986). Os Metallica sobem a palco ao som de The ecstasy of gold, da “tal” banda sonora de “O Bom, o Mau e o Vilão”, e Mike Patton, dos Faith No More, organizou em tempos uma compilação com as suas peças mais vanguardistas, Crime and Dissonance (2005). E o mais pop dos cineastas contemporâneos, Quentin Tarantino, apontou-o como “o seu compositor preferido”, ao nível de Mozart, Beethoven ou Schubert – ao ponto de, desde “Kill Bill” (2003), ter usado repetidamente excertos da sua música, até que finalmente conseguiu o OK do Maestro para uma partitura original. Com uma uma primeira estatueta da Academia de Hollywood, em 2007, pelo conjunto da sua carreira, foi com o filme “Os Oito Odiados” de Tarantino que se tornou, aos 87 anos, o mais idoso vencedor de um Óscar até então.
Este documentário, exibido no 78º Festival de Veneza e realizado por Giuseppe Tornatore  ("Cinema Paraíso", “A Lenda de 1900”, “Malèna”, "A Melhor Oferta”, “A Correspondência”), mostra-nos Ennio Morricone através entrevistas ao próprio e a uma série de realizadores e músicos reconhecidos, entre eles Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams, Hans Zimmer, Lina Wertmüller, Joan Baez e a portuguesa Dulce Pontes.  Sérgio C. Andrade e Jorge Mourinha (PÚBLICO)

 

Críticas Ípsilon

Ennio Morricone: Maestro-Class

Jorge Mourinha

O realizador de Cinema Paraíso redime-se de muitos dos seus escorregões com um óptimo documentário onde Ennio Morricone dá, mais do que uma master-class, uma maestro-class de música para cinema.

Ler mais

Críticas dos leitores

Maestro

Jesus Ramalho

Que pobreza de guião.

Continuar a ler

Para quem ama a música e o cinema

Paulo Graça Lobo

Notável peregrinação pela história do cinema e da música desde os anos 60, acompanhando a genialidade do Maestro e Compositor Ennio Morricone. Para ver e escutar deleitado!

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!