Encontro com Pol Pot
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Ver sessõesEm 1978, três jornalistas são convidados directamente pelo regime brutal dos Khmer Vermelhos para visitarem o Camboja em pleno genocídio. São eles uma repórter que conhece o país, um fotojornalista e um académico que tem simpatia pelas ideias de Pol Pot. Cedo percebem que a propaganda oficial contradiz o que se passa no terreno e mergulham numa viagem de terror. Um filme do cambojano Rithy Panh, que dedicou a carreira, entre o documentário e a ficção, a olhar para o resultado dos tempos em que Pot esteve à frente do país. PÚBLICO
Sessões
Críticas dos leitores
4 estrelas
José Miguel Costa
"Encontro Com Pol Pot" (filme candidato aos Óscares pelo Camboja), realizado por Rithy Pahn, é um thriller político de época, exposto em modo docudrama que, baseando-se em factos e personagens reais, denuncia as atrozes violações dos direitos humanos cometidas no país durante o período da ditadura de inspiração Leninista (liderada com mão de ferro pelo alucinado carniceiro Pol Pot), bem como reflecte sobre o papel do jornalismo na sua relação com o poder instituído.
Detentora de um enredo relativamente banal (em 1978, um trio de estrangeiros - uma jornalista, um fotojornalista e um intelectual francês politizado - é oficialmente convidado pelo regime isolacionista com o obectivo de efectuar uma entrevista exclusiva ao líder dos Khmer Vermelhos e verificar in loco - através de restritas visitas guiadas e vigiadas - as alegadas virtudes do patético "paraíso na Terra"), a obra (filmada em formato 4:3) acaba por agigantar-se pela fluidez com que interliga diferentes recursos estilísticos (ficção, imagens de arquivo e "cenas inanimadas" com miniaturas bonecos de madeira) para expor o horror dos factos ocorridos.
Tal é (mais do que) suficiente para dar-nos um autêntico murro no estômago, mesmo abdicando de quaisquer imagens de violência explícita.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!