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Elizabethtown

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Comédia Romântica 123 min 2005 M/12 10/11/2005 EUA

Título Original

Sinopse

Drew Baylor (Orland Bloom), um empregado de sucesso numa empresa líder em calçado desportivo, é despedido por causa do tremendo fracasso do seu principal projecto de "design" e consequente prejuízo de milhares de dólares. Como se isso não bastasse, recebe a notícia da morte do seu pai, cujos restos mortais tem de ir recolher à sua terra natal, Elizabethtown, no Kentucky. Na viagem de avião, conhece Claire (Kirsten Dunst), uma hospedeira hiper-optimista que vai mudar o rumo da sua vida. PÚBLICO

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Críticas dos leitores

Sem graça

Sónia

È mais um filmezinho... Sem graça.
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Quase falhados

Gonçalo Sá - http://gonn1000.blogspot.com e http://cine7.blogspot.com

Chegando a salas nacionais depois de ter sido quase unanimemente arrasado pela crítica norte-americana, "Elizabethtown", o mais recente filme de Cameron Crowe, é, como o são a maioria das obras do realizador, mais um relato do quotidiano de pessoas aparentemente simples e palpáveis, que recorre a um ponto de partida que de refrescante não terá muito, propondo mais uma variação sobre o modelo "boy meets girl". Contudo, apesar de recorrente no cinema (e não só), esse é também o modelo que está na base de todas as grandes histórias já contadas e que aqui é trabalhado com especial engenho e sensibilidade, para o qual contribui, sobretudo, um cuidado tratamento do argumento, que embora parta de premissas pouco originais apresenta um desenvolvimento inesperado e cativante.<BR/><BR/>"Elizabethtown" é, em poucas linhas, um olhar sobre a experiência do falhanço de Drew, um jovem designer de uma grande empresa de calçado desportivo cujo projecto se revela um abismal insucesso, colocando em causa não só a sua carreira mas também a reputação dos seus colegas e patrões. Face a esta abrupta desilusão, o suicídio surge como uma tentadora hipótese a considerar, mas não chega a ser consumado pois entretanto Drew depara-se com a notícia da morte do pai, sendo solicitado pela mãe e irmã para tratar do funeral na cidade natal deste, Elizabethtown, para onde se desloca. As surpresas, no entanto, não acabam aqui, pois durante a viagem de avião Drew trava conhecimento com Claire, uma luminosa e desconcertante hospedeira que será uma figura determinante no seu percurso a partir daí.<BR/><BR/>Nas mãos de um qualquer tarefeiro de Hollywood, esta poderia ser a base para um filme igual a tantos outros e facilmente esquecível, mas Cameron Crowe, mesmo com uma filmografia irregular, já provou que é mais do que isso, e "Elizabethtown" é provavelmente o melhor exemplo para o confirmar. Intimista e pessoal, é uma película que se aventura por vários territórios mas não chega a decidir-se por nenhum, combinando traços do drama familiar, comédia romântica e "road movie" e gerando uma mistura que, apesar de desigual, é estranhamente envolvente e irresistível.<BR/><BR/>Sim, o desenlace poderá ser previsível e o filme não é propriamente um prodígio de inventividade, mas tem uma assinalável capacidade para reciclar perspectivas sobre temas já por demais focados – o surgimento do amor, a morte, o conflito interior, o regresso às origens, a relação com a figura paterna, o crescimento, a singularidade da América profunda ou (a falta de) comunicação -, impondo-se como uma obra subtil e inteligente, mas também acessível e emotiva.<BR/><BR/>Baralhando os limites entre a comédia e o drama, alternando sequências de grande carga dramática com momentos espirituosos e reluzentes, recorrendo a personagens "offbeat" que não deixam de ser verosímeis (e sempre tratadas com um óbvio carinho e respeito) e a situações à partida desconcertantes mas que se revelam depois essenciais, "Elisabethtown" conta ainda com uma marca idealista que já é habitual nos trabalhos de Crowe, e que se apresenta bem mais equilibrada do que em alguns dos seus projectos anteriores (se o desequilibrado e algo meloso "Jerry Maguire" era um teste à paciência dos mais cínicos, aqui os riscos de enjoo são mais reduzidos).<BR/><BR/>Igualmente decisiva em todas as películas do cineasta é a banda sonora, e "Elizabethtown" não é excepção, proporcionando um recomendável cardápio de canções clássicas e recentes, onde U2, Ryan Adams, Wheat ou Tom Petty convivem sem dificuldades e são perfeitas para as atmosferas do Kentucky, atingindo o pico de intensidade no inebriante epílogo. Não se limitando a funcionar enquanto mero papel de parede com som, é evidente que, para Crowe, a música pode dar um contributo essencial para a expressão e definição de estados emocionais, ideia que, de resto, o par protagonista também partilha (atente-se ao presente que Claire oferece a Drew), tornando o intimismo do filme ainda mais conseguido.<BR/><BR/>Inevitável é, também, a referência ao contributo dos actores, em especial ao de Susan Sarandon, responsável por um dos momentos mais intensos (e obtusos) do filme, e aos do duo principal. Kirsten Dunst já se distinguiu há muito de tantas outras meninas bonitas de Hollywood, voltando a oferecer um desempenho sem falhas e uma personagem atípica mas com a qual é difícil não sentir empatia; já Orlando Bloom é uma agradável surpresa, conseguindo uma composição segura e empenhada, apostando num "underacting" que o favorece e afastando-se dos limitados desempenhos que vincaram o seu percurso até aqui.<BR/><BR/>Hábil director de actores, Crowe congrega aqui dois protagonistas que possuem uma química visível e uma dedicação entusiasmante, o que faz com que a história de amor funcione e se eleve a uma das mais belas que se desenrolaram no grande ecrã em 2005. Em suma, quem procurar um filme delicioso não pode passar ao lado de "Elizabethtown". 4/5 - Muito bom.
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Dou uma bolinha!

Hugo Char

Ao longo da minha vida, como é natural, já vi filmes maus e até muito maus, mas deste nem há palavras. Questão: isto chega a ser alguma coisa? Francamente, nem no cinema somos poupados à subtileza da globalização da estupidez! Filme abjecto, sem interesse, apenas com a mesma mensagens moralista e lamechas dos filmes pirosos. Um vómito. Apenas um filme fácil e muito mau.
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Leve e profundo

Flávia Campos

Considerei o filme extremamente interessante e discordo da expressão que empregam aqui no site "hospedeira extremamente optimista" pois penso que a Claire é tão optimista como pessimista... Afinal, ela própria define-se como "substitute person". No fundo, optimismo funde-se com pessimismo, assim como alegria funde-se com tristeza. A parte importante da mensagem geral do filme para mim foi "a tristeza é fácil porque é uma rendição". O filme peca porque nos remete para um final feliz numa história de amor sendo que finais felizes em histórias de amor são... raros (ia dizer inexistentes)! Não vale a pena grandes ilusões com perfeição de pessoas ou relações. Vale sim investirmos com toda a alma os momentos felizes. E nesse sentido, ver este filme activa todas as nossas emoções positivas e contagia-nos para uma sensação de leveza... profunda.
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Estranhamente igual a nada...

Pedro Leite

Um filme interessante. Embora caia no cliché do final "romântico", tem uma mensagem positiva, que é algo que falta em muitos filmes. Para quem gosta de "filosofia romântica", aconselho! Pessoalmente, gostei.
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Filme-ícone?

Joana Veiga

"Elizabethtown" é um filme que nos faz sentir que a vida ainda pode ter um lado com sabor a açúcar. Apesar da previsível trama, "Elizabethtown" poderá ser o filme-ícone de uma geração, tal como "Before Sunrise" ("Antes do Amanhecer", 1995) foi-o nos anos 90. "Vale a pena viver" – diz Claire, personagem cheia de energia positiva, metódica e construtiva da sua felicidade. Drew apenas segue os passos definidos pelos outros. Pela morte do pai, pelo insucesso no trabalho, pelas mãos de Claire. A banda sonora prima por mostrar um lado musical americano desconhecido para quem está abaixo dos 30. "Vale a pena acreditar" – diz-nos Cameron Crow. Em "Elizabethtown" deu certo.
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Me matem... que eu gosto

Vepalm

O filme tem um enredo interessante e pretende ser moralista no sentido da escolha da vida e do crescimento. Mas algumas cenas não convencem ou têm falhas graves - o "suicídio"; as meias de riscas lavadas pelo Bloom que ""surgem" nos seus pés (molhadas?) e que de seguida passam a verdes; a hospedeira que programa tudo, até a hora e local do encontro romântico que fecha o filme. Não invalida os bons momentos da Sarandon e dos familiares nas festas de despedida. A ver, com reservas.
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Orlando Bloom?

Olga Costa

Bem, eu amava o Bloom, para mim é optimo actor, mas este filme é péssimo. Mal empregado o meu dinheirinho. O filme acaba por se tornar uma seca e andar sempre à volta do mesmo assunto. Levei uma carrada de amigos atrás e que mau! Ainda não acreditam que eu os consegui levar a ver "Elizabethtown"! Aos amantes de cinema: não percam tempo neste.
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Uma vergonha

Guilherme Noronha

Ora aqui está uma pelicula que deveria ser rapidamente retirada de exibição. Um filme tão incómodo que fez escrever isto para avisar os demais... Exceptuando Kisrten Dunst, que consegue por vezes desafogar a desgraça, e Susan Sarandon que tenta e não consegue, o filme é a marca clara da degradacão do cinema americano. Orlando Bloom, cabotino, insuportável, imaturo, constante a querer ser Jude Law e lembrando Ben Affleck. Uma vergonha. Tinha tudo para ser um bom filme e é tudo menos isso. É gastar o dinheiro onde não se deve. Nem convidado...
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Um hino à vida

Tiago Marques

Este "Elizabeth Town", de Cameron Crowe, é um filme que retrata uma viagem de auto-descoberta sobre a vida e sobre o que queremos, sobre o que somos e o que poderemos vir a ser.. Orlando Bloom interpreta um personagem que pensa que tudo o que faz é um autêntico falhanço. A personagem de Kirsten Dunst só espera encontrar o verdadeiro amor. Tendo como base o funeral do pai da personagem de Orlando, este tenta descobrir as suas raízes de modo a que possa compreender melhor quem era o seu pai e ele realmente é. É num pano de fundo que mostra a verdadeira América, da qual o pai é um digno representante (as suas cinzas são espalhadas pelos locais mais significativos dos EUA), que o protagonista pretende descobrir o significado da vida! É um verdadeiro hino, a parte final do filme, onde a personagem empreende uma viagem ao som de uma incrível banda sonora e consegue finalmente saber o que quer e libertar-se das amarras em que ele próprio se enredou. É um filme sobre a auto-reflexão, a descoberta e o amor, que ambos os personagens principais procuram desesperadamente, sem que nenhum o admita. Segundo eles, seremos sempre "personagens secundárias" de uma vida onde pretendemos sempre ser personagens principais. Esta é a lição que podemos retirar deste filme, pois a vida é bela e devemos aproveitar cada segundo que nos é dado!
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