//

Devorar a Noite

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Thriller 106 min 2024 M/16 31/07/2025 FRA

Título Original

Sinopse

Apolline (Lila Gueneau) praticamente vive no “Darknoon”, um jogo online de realidade virtual onde cria a sua própria existência, em contraste com o Havre, a cidade onde vive. Um dia, no jogo, recebe um aviso: em breve, dentro de dois meses, no Natal, o servidor do jogo vai-se desligar para sempre. Não consegue largar o jogo. O irmão Pablo (Théo Cholbi), com quem ela joga, encontra outro caminho para a vida: uma paixão pelo traficante de droga Night (Erwan Kepoa Falé), que está numa guerra cerrada com um gangue rival. Esta é a segunda longa-metragem da dupla francesa de Caroline Poggi e Jonathan Vinel, que em 2018 foi responsável por “Jessica Forever”. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Devorar a Noite. Apocalipse? Não!

Jorge Mourinha

Retrato hiper-romântico de jovens presos entre querer agarrar o passado e seguir para o futuro.

Ler mais

Críticas dos leitores

4 estrelas

José Miguel Costa

Será, porventura, possível um filme de autor misturar "a torto e a direito" realidade ficcionada com cenas de videojogos de "guerreiros ninjas"? "Devorar a Noite", segunda longa-metragem da dupla francesa Caroline Poggi e Jonathan Vinel, parece corroborar essa hipótese, contrariando, desse modo, o estereótipo de tal junção de dimensões encontrar-se restrita aos blockbusters para audiências pipoqueiras.

O sucesso desta interligação advém do facto da realidade virtual ser tratada como uma espécie de extensão do real a ocorrer num universo paralelo. A que acresce a habilidade para criar uma narrativa apelativa com um mix de elementos de drama familiar, romance queer, thriller de acção, ficção científica e animação (tudo isto sem denotar um pretensiosismo intelectual excessivo).

O filme aborda as temáticas da busca de identidade e da fraca interacção social dos jovens através da sombria história de dois jovens irmãos (ela menor de idade) que, apesar de viverem sozinhos na mesma casa, comunicam entre si e mantêm o vínculo sobretudo por via dos personagens que encarnam no jogo Darknoon.

Todavia, esta conexão fica em risco em virtude do encerramento definitivo do servidor do jogo em causa. E como se tal não bastasse, ele (um pequeno traficante de droga galifão e anti-social) ainda arranja uma outra "distração" ao apaixonar-se perdidamente por um rapaz. @jmikecosta

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!