//
Dúvida
Título Original
Doubt
Realizado por
Elenco
Sinopse
Bronx, 1964. Numa escola católica, o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) entra em confronto com a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), directora da instituição que dirige com mão-de-ferro. Quando a ingénua irmã James conta à irmã Aloysius que o padre Flynn presta demasiada atenção a um dos rapazes, a directora acredita ter encontrado o que precisava para desmascarar e afastar o sacerdote. A irmã Aloysius não tem nenhuma prova, mas a dúvida instala-se e vai dividir irremediavelmente a comunidade.<p/>PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
Dúvida
Ana Mila
Vim do cinema com uma sensação de decepção e vazio. Entrei no filme pelos actores que nos habituaram a excelentes representações (ainda hei-de ir à América para ver Hoffman no teatro) e pelo facto de a peça de teatro ter levantado polémica e boas críticas. A representação não me desiludiu, dificilmente o faria, a filmagem muito menos, o trabalho de câmara, as cores, os pequenos pormenores estão lá, mas faltou sumo no argumento. Foi no entanto uma aposta arrojada a de tentar deixar os espectadores com a mesma sensação de dúvida que assola as personagens, quanto a mim, não foi bem conseguida.
Continuar a ler
Revisitando Mystic River
Nazaré
É natural que haja pessoas a sair deste filme desiludidas. Mas é uma excelente obra de arte, no mesmo registo que “Mystic River” pela ênfase que dá aos actores (Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis), embora menos ambicioso; mas há outros motivos: a realização, segura e interessante, colocando a câmara em tudo quanto é sítio e nem sempre na horizontal, desafiando o nosso olhar mas sempre a propósito; e a reconstituição da época, nos cenários, nos adereços, nas roupas, sobretudo nos comportamentos. Primoroso. O argumento... serve bem o contraste de personalidades, acima de tudo as várias maneiras como choca, com as diferentes personagens, a protagonista (uma freira-reitora que entende usar uma disciplina férrea e um controlo absoluto sobre tudo na vida do colégio). Poderá não gostar-se da ambiguidade (servida pelo esfíngico Hoffman, é a especialidade dele), que justifica o título (e mote) do filme. Se calhar, fazer um filme onde a verdade é como um rato que se escapa sempre, será uma aposta arriscada. Pessoalmente, considero-o plenamente conseguido. A mensagem está lá: levemos a dúvida connosco, pois ela une-nos a todos.
Continuar a ler
Dúvida
António Cunha
Nada existe de mais excitante do que ver cinema com excelentes interpretações. Ora, é mesmo isso que aqui acontece – quatro grandes actores (Meryl Streep, Amy Adams, Phillip S. Hoffman e, sobretudo, Viola Davis) aplicam com rigor matemático toda a sua arte neste pequeno grande filme. Lembro-me que tal excitação tinha-me acontecido há dois anos atrás com o filme "Notes on a Scandal – Diário de um escândalo", com Judi Dench e Cate Blanchet em controlo supremo da arte de representação, ao som da vertiginosa B.S. de Philip Glass. “Doubt – Dúvida” fala da certeza e incerteza de duas freiras, numa paróquia de N.Y., início dos anos 60. A moral e a bondade são os tópicos em análise. O Outono, período em que decorre a acção, e a magnífica partitura de Howard Shore, acentuam ainda mais a dúvida que, definitivamente e ao longo de toda a história, se instala em todas as personagens…
A ver – compulsivamente! 4 estrelas!
Continuar a ler
Dúvida
Critica
Pois eu so tenho uma dúvida...
Quando e que sai a segunda parte do filme?
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!