Diferente
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Alfredo (Alfredo Alaría - a coincidência do nome demonstra bem a dimensão auto-reflexiva do filme, já que além de protagonista, Alaría foi também co-argumentista e responsável pelas coreografias do filme) é o filho “hedonista” e “excêntrico” de uma família rica e conservadora. O seu amor ao teatro e à dança leva-o a conviver com “más companhias”. O irmão mais novo e pai tudo fazem para pôr ordem no seu estilo de vida libertino, mas a boémia canta mais alto.
"Diferente" é um extravagante musical "queer" feito em plena Espanha franquista. Pejado de insinuações homoeróticas (por vezes muito pouco subtis), o filme tem como protagonista uma personagem ostensivamente "gay" cujo desejo é representado sem moralismos, e, ainda assim, conseguiu escapar à censura (“não lhe retiraram um único fotograma, nem um. O primeiro a sair do visionamento foi o Padre Benito que exclamou: ''É o primeiro filme artístico que vi na vida!'',” recordou anos depois o realizador Luis María Delgado).
O crítico e programador Olaf Möller, convidado pela revista "Sight and Sound" a escolher as melhores “pérolas escondidas” da história cinema descreveu-o como “um filme camp avant la lettre feito com um orçamento generoso. É de arregalar os olhos. É de fritar os miolos. É único. É um verdadeiro pioneiro.”
Críticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






