//

Corre, Rapaz, Corre

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Guerra, Drama 112 min 2013 12/03/2015 ALE, FRA

Título Original

Lauf Junge lauf

Sinopse

Imediatamente a seguir à ocupação da Polónia pelas forças nazis, os alemães começaram a planear o isolamento da população judia de Varsóvia num gueto. Os judeus da cidade foram obrigados a viver naquele lugar circunscrito por um muro, completamente isolados do resto da população. Era ali que o pequeno Yoram Fridman, de oito anos, vivia com a família. Em 1942, com a ajuda do pai, a criança consegue escapar para a floresta. Abandonado à sua sorte, procura refúgio nos lugares mais sombrios, aceitando ajuda de todos os que, de um modo ou outro, o possam ajudar a sobreviver. Uma dessas pessoas é Magda, uma rapariga polaca que lhe muda o nome judeu de Yoram para Jurek e arrisca a vida ao ajudá-lo a fazer-se passar por católico e, desse modo, passar despercebido durante os três anos até ao final da guerra.
Realizado por Pepe Danquart (vencedor de um Óscar pela curta de animação "Schwarzfahrer"), um drama de guerra que se baseia na obra homónima do autor israelita Uri Orlev, onde relata a verdadeira história de um menino que desafiou a morte e que testemunhou um dos eventos mais horríveis da História da Humanidade. PÚBLICO

Críticas dos leitores

Corrida...para onde?

cdds

Apesar de ser mais um bom filme (interpretação e realização que considero bem acima da média) acerca do Holocausto, acho que não traz nada de novo. A história (baseada num caso real, mas mesmo que não o fosse) centra-se na “corrida” persistente do personagem, primeiro, pela sua sobrevivência, depois pela afirmação da sua identidade. Se o filme ficasse por aqui, seria uma forte interpelação aos espectadores como exemplo de coragem e persistência na preservação da vida e do valor da identidade. Mas, apresentada a “meta” da corrida e o "descanso" do guerreiro nas praias de Israel, fica o sabor amargo de que continua a haver vidas e identidades de primeira e outras, que alguns consideram de segunda. Ou não fosse curva a foice da História.
Continuar a ler

Excecional. Duríssimo de ver.

Luís Fernandes

A crueldade extrema das políticas anti-semitas dos maiores assassinos da História da Humanidade. Um desempenho fantástico de uma criança de 8 anos!
Continuar a ler

Excelente!

Roberfo Kedoshim

Bem dirigido, história fantástica e emocionante. Baseado num "best seller" publicado em Israel e inspirado num facto real. Um daqueles filmes que assiste-se e nunca mais se esquece.
Continuar a ler

Fraco

João Pedro

Muito fraco mesmo. Porque estreiam um filme como este nos cinemas?
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!