A Cor Púrpura

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Musical 142 min 2023 M/12 08/02/2024 EUA

Título Original

Sinopse

A partir do início do século XX, seguimos três décadas da história de Celie, uma jovem afro-americana inserida no difícil contexto do Sul dos Estados Unidos, onde a violência e o racismo eram predominantes. 

Com uma infância difícil, Celie engravida do próprio pai aos 14 anos, é forçada a entregar o filho para adopção e a casar-se com um homem que a maltrata física e psicologicamente, e que a afasta da irmã Nettie, a única pessoa com quem tinha uma ligação de afecto. 

Após muitos anos de provação e maus-tratos, Celie reencontra Nettie, com quem forja uma nova relação: a de duas mulheres adultas num mundo transformado. 

Baseado no romance da norte-americana Alice Walker – que com ele ganhou o National Book Award e o Prémio Pulitzer de Ficção em 1983 –, um drama já transposto para o grande ecrã por Steven Spielberg, que na altura contou com a participação de Whoopi Goldberg, Danny Glover, Oprah Winfrey e Willard E. Pugh, teve 11 nomeações para os Óscares de 1986 e se tornou um marco na história do cinema. 

Com Spielberg e Winfrey na lista de produtores, esta versão musical, realizada por Blitz Bazawule (“Black Is King”) e escrita por Marcus Gardley, tem as actuações de Fantasia Barrino, Ciara, Phylicia Pearl Mpasi, Halle Bailey, Corey Hawkins, Taraji P. Henson, H.E.R. e Danielle Brooks (que, por este papel, foi nomeada para o Óscar de melhor actriz secundária). PÚBLICO

Críticas Ípsilon

A Cor Púrpura é ainda o patinho feio

Vasco Câmara

Não um remake, mas um digest do filme de Spielberg. A forma musical não (lhe) acrescenta nada. Estreia-se esta quinta-feira.

Ler mais

Críticas dos leitores

Belo, Belíssimo Filme. 4*

Paulo Graça Lobo

Belo, belíssimo musical, com uma história dura da América negra pós escravatura, irrompendo pelo dealbar do século 20, com um afloramento histórico preciso. Algumas cenas superlativas, filmadas sob inspiração "spielbergiana" que co-produz este filme.

Para quem aprecia blues e gospel tem aqui uma banda sonora intensa. Interpretações notáveis e coreografias em estilo do cinema clássico do século passado. Absolutamente memorável Fantasia Barrino como protagonista!

Continuar a ler

Perfeito

Fernando

Excelente! Representativo, sensível. É boa parte musical.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!