Contos do Esquecimento
Título Original
Realizado por
Sinopse
Durante escavações realizadas em 2009 para a construção de um parque de estacionamento em Lagos, foram encontrados 158 esqueletos de escravos africanos, datados do século XV. Esse achado deu origem a este filme realizado por Dulce Fernandes (“Cartas de Angola”), que com ele se propõe “devolver à vida” a dupla revelação que o tempo se encarregou de fazer esquecer: por um lado, a confirmação de que o tráfico de escravos já era praticado em Portugal no século XV; por outro, a necessidade de voltar a falar dessa descoberta macabra de 2009, que parece ter sido esquecida. Para contar essa história, a realizadora cruza imagens actuais dos locais onde tudo se passou com citações históricas de documentos de época.
Exibido no IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amesterdão (Países Baixos), no Bergamo Film Meeting (Itália), no Crossing Europe Film Festival (Áustria) e no Festival Internacional de Cinema de Mumbai (Índia), “Contos do Esquecimento” integrou também a selecção oficial do português IndieLisboa 2024, onde recebeu uma Menção Especial do Júri Árvore da Vida. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Contos do Esquecimento: os esqueletos da Lagos esclavagista
Um documentário fascinante, mas abstracto, sobre um episódio cujo impacto é significativo da nossa relação com o colonialismo.
Ler maisCríticas dos leitores
Contos do Esquecimento
Joaquim
Um filme que nos faz pensar que o passado está bem presente, que estimula a reflexão e abre a discussão para as consciências. A não perder!
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






