//

Comportem-se como Adultos

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Biografia, Drama 124 min 2019 M/12 28/11/2019 GRE, FRA

Título Original

Adults in the Room

Sinopse

<div>Com realização e argumento do cineasta grego Costa-Gavras ("Missing - Desaparecido", "Amen.", "Golpe a Golpe", "Paraíso a Oeste", "O Capital"), uma co-produção franco-grega que leva o espectador aos complexos meandros do Eurogrupo e das suas reuniões, quando foi imposto um programa de austeridade à Grécia, em 2015. O filme é baseado no livro "Adults in the Room: My Battle with Europe's Deep Establishment", de Yanis Varoufakis, o economista grego que foi ministro das Finanças durante o primeiro semestre de 2015, durante o Governo do partido Syriza, liderado por Alexis Tsipras. </div><div>Apresentado no Festival de Cinema de Veneza, onde o realizador foi distinguido com o prémio de carreira Jaeger-LeCoultre, o filme conta com a participação dos actores Christos Loulis, Alexandros Bourdoumis e Ulrich Tukur. PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

Em nome do povo grego

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Críticas dos leitores

3 estrelas

José Miguel Costa

O veterano grego Costa-Gravas mostra-nos com o seu filme "Comportem-se Como Adultos" (uma co-produção franco-grega) que, apesar dos seus 86 anos, ainda continua a dar cartas no âmbito do cinema ideológico. <br /> <br />Consegue a proeza de pegar num livro político-económico de cariz iminentemente técnico ("Adults in the Room: My Battle with Europe's Deep Establishment", do ex-ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis) e transformá-lo no argumento desta espécie de thriller politico que retrata as longas e duras negociações/"batalhas" (pouco democráticas) ocorridas, em 2015, entre o recém-eleito governo do Syriza (que herdou um país à beira da bancarrota, a braços com uma crise humanitária e um crescimento exponencialmente da extrema direita) e a dupla Eurogrupo/Troika (que tenta a toda a força impingir um novo/draconiano/"cego" programa de austeridade, que o passado recente já havia demonstrado ser ineficaz). <br /> <br />Apesar de restringir-se quase exclusivamente a expor-nos perante cenários de reuniões nos gabinetes governamentais e nas agências europeias em Bruxelas entre os vários intervenientes políticos e os tecnocratas, com longos duelos verbais de índole económica, jamais se transforma num produto maçudo e/ou incompreensível (mesmo para os leigos na matéria) e, inclusivé, transmite-nos tensão. Talvez por apresentar-se com uma linguagem "descodificada" e revelar-se um importante testemunho/"documento político" sobre a prepotência e hipocrisia de Bruxelas que, com os seus eurocratas não-eleitos, despreza a generalidade dos governos europeus, bem como as respectivas soberanias nacionais, impondo politicas socioeconómicas que beneficiam quase exclusivamente o eixo franco-alemão. <br /> <br />Independentemente de podermos simpatizar/identificar com o seu teor, na verdade esta película apresenta múltiplos handicaps, nomeadamente o seu registo de telefilme (que debita os eventos pela simples ordem cronológica - embora o tente disfarçar com a inserção de algumas metáforas, que, por vezes, resultam algo absurdas) e a sua postura acritica em relação ao governo grego (resumindo-se à visão maniqueísta "vilão versus vitima").
Continuar a ler

Comportem-se como adultos

Gorete Pimentel

Normalmente fico pouco interessada nos filmes em estreia. <br />Mas este acho que é um dos mais importantes que vai estar em exibição, pelo trailer. <br />Logo um filme que faço questão de ir ver. <br />Pareceu-me que tem uma boa representação e estrutura.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!