A Colina Onde as Leoas Rugem

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 89 min 2021 M/12 16/03/2023 Kosovo, FRA, EUA

Sinopse

Qe (Flaka Latifi), Jeta (Urate Shabani) e Li (Era Balaj) são três jovens kosovares cheias de planos para o futuro, que esperam ansiosamente pelo visto que lhes possibilite saírem da pequena vila onde sempre viveram. De modo a espantar a monotonia e a frustração com que passam os dias – e juntar algum dinheiro –, resolvem criar um gangue e dedicar-se a pequenos crimes. 
Estreado na secção “Directors' Fortnight” do Festival de Cinema de Cannes, “A Colina Onde as Leoas Rugem” foi nomeado para a Queer Palm e marca a estreia como realizadora e argumentista da jovem actriz Luàna Bajrami (n. 2001, Kosovo), conhecida pelos seus papéis em “Retrato de Uma Rapariga em Chamas”, “Festa de Família” ou “O Acontecimento”. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Um bando de três

Luís Miguel Oliveira

Languidez e paralisia numa aldeia do Kosovo.

Ler mais

Críticas dos leitores

2 estrelas

José Miguel Costa

"A Colina Onde as Leoas Rugem", primeira longa-metragem da jovem cineasta kosovar Luana Bajrami (22 anos), é um coming-of-age que segue a rotina de ociosidade de 3 raparigas de uma pequena aldeia sita algures no Kosovo, sem grandes perspectivas de futuro devido às contingências do pais, que aguardam ansiosamente a saída da listagem de ingresso à faculdade (única via que visionam possível para se tornarem independentes numa conservadora e misógina sociedade patriarcal que define à priori os papéis tipicamente femininos que lhes estão destinados). O filme, apesar de captar com graciosidade a essência juvenil e a lânguida atmosfera rural do local onde decorre a acção (para além de aflorar naturalmente uma temática tabu num território muçulmano - homossexualidade feminina), não deixa de ser algo simplista e primário ao nível do enredo, já os eventos (abruptos) ocorrem sem grande nexo (por ex, o trio após tomar conhecimento do resultado da candidatura à universidade decide "do nada" formar um gang e no imediato, como num passe de magia, umas miúdas sem qualquer experiência criminal transformam-se em ladras profissionais que vivem na impunidade).

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!