Chão Verde de Pássaros Escritos
Título Original
Realizado por
Sinopse
Ver sessõesApesar de ter nascido em Ourém, a 4 de Maio de 1935, Luandino Vieira passou a infância e a juventude em Angola, tornando-se uma das figuras mais importantes da literatura angolana do século XX. Entre os seus livros mais conhecidos encontram-se A Cidade e a Infância e Luuanda, este último distinguido com o Prémio Camões em 2006.
Devido à participação em movimentos de resistência contra o colonialismo português e às suas ligações aos movimentos independentistas em Angola, foi preso pela PIDE e condenado a 14 anos de prisão por actividades subversivas contra a segurança do Estado. Três anos depois, foi transferido para o campo de concentração do Tarrafal, uma prisão política criada em 1936, na ilha de Santiago (Cabo Verde), pelo regime de António de Oliveira Salazar (1889-1970).
Agora, acompanhado da jornalista e realizadora Sandra Inês Cruz (autora do livro "Tarrafal 1975 - O Campo do Silêncio") e do produtor Daniel Silva, Luandino Vieira regressa ao Tarrafal, onde revisita a sua história. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Chão Verde de Pássaros Escritos: mau serviço prestado a Luandino Vieira
Sandra Inês Cruz põe no cinema o que não passa de uma reportagem televisiva de molde didáctico e sisudo.
Ler maisSessões
Críticas dos leitores
Muito mais do que um documentário, é pura poesia
Inês Fernandes
Lindo em tudo: a beleza da realização, o texto maravilhoso e a partilha tão generosa do Luandino. Parabéns à jornalista/realizadora.
Como é que um crítico dá uma estrela a este documentário?
Nuno Alves
Até pode... se não gostar de cinema documental.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






