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Carandiru

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Drama 146 min 2003 M/16 08/04/2004 BRA, ARG

Título Original

Sinopse

Um médico chega a Carandiru, prisão de São Paulo com mais de sete mil presos, e depara-se com problemas gravíssimos: superlotação, instalações precárias, sida, tuberculose. É a maior prisão da América Latina, mas ao seu dispor o médico terá apenas os meios mais rudimentares. Os reclusos queixam-se de falta de assistência médica e jurídica. Ao fim de alguns meses, o médico percebe que está a viver algo que o transformará para sempre, uma situação-limite. Percebe também que os reclusos que acompanha não são demónios e testemunha, no dia-a-dia, solidariedade, organização e uma grande vontade de viver. Aos poucos, conquista a confiança dos presos e começa não só a tratar deles, mas também a ouvir as suas histórias. O filme conta a sua história e a dos vários reclusos que o rodeiam até à explosão, a 2 de Outubro de 1992, do maior motim da prisão, o massacre de Carandiru. Realizado por Héctor Babenco, a partir da obra de Drauzio Varella.

PBLICO.PT

Críticas Ípsilon

Carandiru

Vasco Câmara

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Carandiru

Kathleen Gomes

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Críticas dos leitores

Podia ter sido melhor

F. S. A.

Depois de ter visto o "Cidade de Deus", fui ao cinema com uma certa expectativa. E talvez tenha posto a fasquia muito alta. Interessante, mas repetitivo. As histórias dos presos tomaram demasiado tempo e a revolta em si ficou em segundo plano. Mostra a realidade das prisões, mas de maneira um pouco à Spielberg, ou seja sentimentalista. Talvez o objetivo foi fazer com que as pessoas saíssem do cinema sem saberem se os prisioneiros são culpados ou vítimas por terem sido presos...
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Belas e monstros

Samuel Pedro Abeillard

Nenhum acontecimento pode ser visto só de um lado, que foi o que aconteceu com o "contador da história" deste filme. Aliás, esse aviso é feito no fim. Partindo desse ponto de vista pode ser considerado um filme interessante. Possui uma narrativa básica, do tipo dos presos que quando são consultados contam simplesmente a sua história, dando origem a vários "flash-backs" que resultam algo repetitivos. Os homens ali presentes são verdadeiros monstros, seja por culpa da sociedade, seja pela culpa do sistema, situação que o narrador pretende, não se percebe porquê, amaciar. Mostra sobretudo a que ponto de degradação pode chegar um ser humano e, desse ponto de vista, vale a pena.
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Excepcional

Maria João Real Dias

Um filme excepcional. Na minha opinião, este filme é um espelho das fotografias de Sebastião Salgado sobre o mesmo tema. Longe de ser um documentário, o filme "Carandiru" prende o espectador até às últimas cenas. Um cenário e fotografia excepcionais. Na minha opinião, a não perder!
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Longe da Cidade de Deus

Miguel Reis

O filme "Cidade de Deus" colocou a fasquia muito alta, a qual "Carandiru" não conseguiu superar. Do meu ponto de vista, o realizador, ao querer passar para a tela o lado humano dos presos, acabou por não ser imparcial e caiu em alguns exageros. Por outro lado, penso que cometeu o erro de querer meter demasiada informação para o tempo de filme, acabando por haver histórias que necessitavam de um maior número de cenas para serem bem conseguidas. O exemplo mais gritante deste facto foi que dos 146 minutos de filme, apenas 20 minutos (mais ou menos) são dedicados à revolta na prisão, quando este devia ter sido o tema principal do filme. A forma como foi retratada a intervenção da policia durante a revolta carece de rigor, o que advém do facto do autor ter admitido ter apenas ouvido a versão dos presos, não tendo sido ouvida a outra parte (polícia). <BR/>Por fim, este tipo de filme resulta bem quando existe um personagem carismático (no caso da "Cidade de Deus" terá sido o Dadinho) que cative o público. Poder-se-ia dizer que essa personagem seria o médico, mas penso que daqui a um ano ninguém se lembrará dele, enquanto que do Dadinho todos nos lembraremos: "O meu nome não é Dadinho, o meu nome é Zé Pequeno..." Mesmo assim, não dei o meu tempo como perdido ao ir ver este filme.
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