Camino

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia, Drama 144 min 2008 M/12 24/03/2011 ESP

Título Original

Camino

Sinopse

Camino (Nerea Camacho) é uma menina de onze anos a enfrentar uma difícil dupla descoberta: a do primeiro amor e da iminência da sua própria morte. Porém, será através destes dois processos que ela, embora tão jovem, irá aprender que, mesmo nos momentos mais críticos, se pode encontrar a pacificação e a felicidade. Um drama, realizado pelo espanhol Javier Fesser, inspirado na história verídica de Alexia González-Barro. Filha de uma família espanhola pertencente à organização religiosa Opus Dei, Alexia viria a morrer aos 14 anos na sequência de um cancro. Da descoberta da doença ao último momento, a coragem e espírito de sacrifício singulares da jovem tornaram-se numa inspiração para milhares de pessoas. Nomeado em sete categorias dos prémios Goya 2009, ganhou seis: melhores filme, realizador, actriz (Cármen Elias), actriz revelação (Nerea Camacho), actor secundário (Jordi Dauder) e argumento original. <p/> PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Camino

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Camino

Vasco Câmara

Ler mais

A via sacra e a via láctea

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

Perversidade na oração…

GATO

O Catolicismo consome. Rouba... Rouba sentimentos, vontades, desejos, existências, alegrias, laços familiares. Tudo o que lhe servir. Consome a Alma e rouba a Vida. Há todo este lado negro do Catolicismo com que Javier Fesser nos abala e agita a consciência, se existir, alia a Religião a um Deus.. E duvidamos… Duvidamos se serão aquelas as pessoas a que devemos confessar os nossos pecados. “Camino” é, do início ao fim, prisão e manipulação perversa de pessoas que deixam de ser pessoas, ou que perdem individualidade e pensamento, para servir os interesses profanos de uma catolicidade cega e gananciosa. Por isso perturbante. Assustador. É um filme do passado, do presente e do futuro. “Camino” é também o nome de uma linda criança, muito adulta e ampla na forma de representar. O anjo que se pretende que seja, o demónio que apreende, e a personalidade de alguém à deriva num meio dogmático que tenta ostracizar o direito ao “eu” em cada indivíduo. Nesta personagem, Nerea Camacho revela-se como uma extraordinária actriz a prometer muito mais à sétima arte.
Continuar a ler

Pobre Alexia

amélia freitas

Embora baseado em 3 biografias de Alexia Gonzalez Barros, este filme acabou por ser uma ficção insultuosa para com a menina e para com a família que nunca foi contactada pelo autor e que creio que o processou. Já por isso o júri da Secção Oficial do Festival de San Sebastián o chumbou, acabando por receber os prémios Goya.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!