O Bêbado
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Rogério (Vítor Roriz), um homem com a vida destruída pelo álcool, cruza-se casualmente com Oksana (Ina Esanu), uma jovem aterrorizada que lhe pede ajuda. Mas, ao aceder, não imagina que está a entrar no implacável mundo do tráfico de seres humanos.
Rodada em Setúbal e vencedora do Prémio FIPRESCI na 29.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, esta primeira longa-metragem de André Marques teve o apoio do programa Biennale College Cinema do Festival de Cinema de Veneza, em 2014, e do Plot Script Lab, em 2015. O projecto ganhou o fundo de Primeira Obras de Longa-Metragem do ICA em 2019 mas, com o surgimento da pandemia de covid-19, foi apenas concluído em 2023. André Marques tem várias de curtas-metragens premiadas no currículo, incluindo “O Avô” (2014), “Luminita” (2013) e “Yulva” (2015). PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Uma noite romena sobre Setúbal: O Bêbado, promissora estreia de André Marques
Depois de ver este filme, queremos seguir os passos cinematográficos de André Marques.
Ler maisCríticas dos leitores
Dava uma média metragem, nas calmas
Nazaré
Mais uma demonstração que nas escolas de cinema em Portugal ensinam a fazer cinema, mas não ensinam a fazer filmes. A falta de ideias sobre como fazer com que tenhamos interesse a acompanhar o filme, ou seja torná-lo estimulante, é confrangedora. E então põem-se a encher de "palha" esta historieta, cheio de clichés e sequências previsíveis duma ponta à outra.
Leva mais de meia hora até que a história comece a desenrolar-se de verdade, e já agora levei mais de uma hora até ver o protagonista tomar banho (e não deve ter usado sabonete, pois saiu de lá igualzinho!).
No lado positivo, só tenho a destacar a fotografia, em especial nas muitas cenas no escuro, é difícil e está muito bem feito. De resto, mais parece um exercício escolar para 20 valores. Uma prova da imaturidade é o título. O protagonista poderia ser descrito como 'alcoólico', 'indigente', ou até 'palerma'. Mas nem por uma vez o vemos bêbado. É diferente.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!