error on HTML5 media element
This content is currently unavailable
Banzo
Título Original
Realizado por
Sinopse
A acção decorre num Portugal colonialista do início do século XX. Afonso, um médico da metrópole, chega a uma plantação de cacau em São Tomé e Príncipe, onde se depara com algo profundamente inquietante: vários trabalhadores que, depois de terem perdido o gosto pela vida, se entregam à morte através de diversas formas de suicídio. Há quem nomeie aquele mal como “banzo” ou “nostalgia dos escravizados”. O dono da plantação, receoso de que a doença se espalhe, decide enviá-los para o meio da floresta para que possam morrer isolados. Preocupado, Afonso vai fazer os possíveis para compreender o problema e tirá-los daquela melancolia fatal.
Produzido por Uma Pedra no Sapato, este drama sobre o colonialismo esteve em competição na 21.ª edição do IndieLisboa e é a terceira longa-metragem de ficção de Margarida Cardoso (que o Ípsilon entrevistou), depois de A Costa dos Murmúrios (2004) e Yvone Kane (2014).
A dar vida às personagens estão Carloto Cotta, Hoji Fortuna, Rúben Simões, Gonçalo Waddington, Sara Carinhas, João Pedro Bénard, Maria do Céu Ribeiro, Matamba Joaquim, Romeu Runa, Cirila Bossuet, Albano Jerónimo, Beatriz Batarda, Jochum ten Haaf, Adriano Luz, Marcello Urgeghe, Evandro Gomes e Dinarte Branco. PÚBLICO
Críticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!