//

As Asas do Vento

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Animação, Guerra 126 min 2013 M/12 19/03/2015 JAP

Título Original

Sinopse

Inspirado pela obra do italiano Gianni Caproni (1886-1957), responsável pela criação de vários bombardeiros usado pelas frotas italianas, francesas, britânicas e americanas durante a Primeira Grande Guerra, o jovem japonês Jiro Horikoshi deseja aprender tudo o que esteja ligado aos aviões. Como usa óculos desde pequeno, não pode ser aviador, pelo que dedica a sua vida ao estudo de aeronáutica.

Depois de terminar os estudos superiores, consegue trabalho numa grande empresa da área. Por demonstrar grandes capacidades, é-lhe dada a liberdade para construir os seus próprios protótipos. Jiro acaba por se tornar um dos mais importantes engenheiros de aeronáutica do seu tempo. Percorrendo os eventos mais representativos da vida desta personagem, o filme acompanha os grandes acontecimentos da História, recriando o sismo que teve lugar em Kantō (Japão) a 1 de Setembro de 1923, os terríveis anos da Grande Depressão, a epidemia de tuberculose ou a entrada do Japão na Segunda Grande Guerra.
 
Com argumento e realização do japonês Hayao Miyazaki ("Princesa Mononoke", "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Andante", "Ponyo à Beira-Mar"), um filme animado que cruza as histórias reais do engenheiro Jiro Horikoshi (1903-1982) e do poeta Tatsuo Hori (1904-1953). "As Asas do Vento" teve uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e para o Óscar de Melhor Filme de Animação. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Low-Tech

Luís Miguel Oliveira

A poesia low-tech que vem do traço clássico de Miyazaki como da própria narrativa e dos seus aviõezinhos, cavam uma diferença para com a norma actual da animação de grande circulação.

Ler mais

Animação suspensa

Jorge Mourinha

O último filme de Hayao Miyazaki é um belíssimo elogio do artesanato dobrado de melodrama poético.

Ler mais

Críticas dos leitores

2 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

Confesso que o cinema de animação não é propriamente a "minha praia". Todavia, tinha uma expectativa elevada em relação a este filme, quer por ter sido realizado pelo criador de "A Princesa Mononoke" e "A Viagem de Chihiro" quer por a critica especializada quase o endeusar. No entanto, a mesma saiu gorada, pois é simplesmente... chatinho (tanto em relação à história base - sem interesse e demasiado realista - como à forma esta é narrada).
Continuar a ler

As Asas do Vento

Mike

'Kaze tachinu' é um hino aos desejos de criação, aos sonhos da arte. É um hino à vida, mas à vida verdadeira, a vida que não é sempre uma alegria, a vida que tem altos e baixo, mas que acaba sempre por fluir, como o passar do vento. O vento ascende, sentimo-lo debaixo dos braços e a rodear-nos o corpo. E se nos deixarmos levar, pode ser que encontremos a felicidade. <br />Leia mais em: eusoucinemapt.blogspot.pt/2014/10/kaze-tachinu.html
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!