Abbé Pierre, Uma Vida de Causas

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Biografia 137 min 2023 M/12 09/11/2023 FRA

Título Original

Sinopse

Um drama biográfico sobre o francês Henri Antoine Groués (1912-2007), também conhecido como Abbé Pierre, o fundador dos Emaús, um conhecido movimento de combate à pobreza e à exclusão social. O filme segue a sua vida desde os tempos em que participava activamente na Resistência francesa, durante a Segunda Guerra Mundial, até à sua morte. 

Seleccionado para competir no Festival de Cinema de Cannes, este filme tem realização de Frédéric Tellier ("Golias", "Vida por Vida"), que escreveu o argumento a quatro mãos com Olivier Gorce. Benjamin Lavernhe, Emmanuelle Bercot, Michel Vuillermoz, Antoine Laurent assumem as personagens principais. PÚBLICO

Críticas dos leitores

2 estrelas

José Miguel Costa

O filme "Abbé Pierre - Uma Vida de Causas", dirigido por Frédéric Tellie, é um drama biográfico que relata os principais eventos da longa vida de uma das figuras mais queridas dos franceses, o irreverente sacerdote católico fundador da comunidade Emaús (1921-2007), que devotou todas as suas forças na luta activa contra a exclusão social, nomeadamente das pessoas sem-abrigo.

Acompanhamo-lo desde o momento em que, ainda jovem, se viu obrigado a abandonar a Ordem dos Capuchinhos (instituição religiosa em que se enclausurou voluntariamente, abdicando para o efeito dos privilégios inerentes à sua proveniência de família abastada), passando a desempenhar os papéis de lutador na resistência aos nazis e de radical deputado inconformado no pós-segunda guerra mundial, até conseguir construir, contra tudo e contra todos, e vencendo as mais duras provações financeiras, a sua "jóia da coroa" (instituição de cariz social hoje implantada em mais de 40 países).

Pese a relevância histórica deste indivíduo (encarnado por Benjamin Lavernhe), a obra cinéfila em si é quase inócua, pois, como é apanágio da generalidade dos novos biopics que florescem como "cogumelos", limita-se a "debitar" uma série de episódios marcantes sobre o dito cujo sem grande espírito critico, de forma a endeusá-lo. Destituindo-o", desse modo, de uma verdadeira alma/identidade, pelo que um estudo de personagem objectivo é relegado para segundíssimo plano.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!