A Savana e a Montanha
Título Original
Realizado por
Sinopse
"A Savana e a Montanha" é a terceira longa-metragem de Paulo Carneiro, depois de "Bostofrio" (2017) e "Via Norte" (2023). Seleccionado para a Quinzena dos Realizadores na edição de 2024 do Festival de Cinema de Cannes, este filme combina ficção e documentário para retratar a luta dos habitantes de Covas do Barroso, no município de Boticas, para impedir um projecto da britânica Savannah Resources.
Esta empresa de desenvolvimento de recursos minerais tem como objectivo ali abrir a maior mina de lítio a céu aberto da Europa, colocando em risco o território e o modo de vida de toda a comunidade. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
O litígio do lítio em A Savana e a Montanha, um belo filme de Paulo Carneiro
Um encontro de vozes (como um coro) entre as aldeias e o cinema que vem tomar o partido delas.
Ler maisCríticas dos leitores
Uma ode à Resistência
Carla Gomes
Se pensam que os valores de Abril estão em risco, olhem para uma pequena freguesia em Trás-os-Montes. Lá, a comunidade entendeu o valor da união, da luta pela justiça e proteção da sua soberania.
"A Savana e a Montanha" faz uma reinterpretação cativante da resistência de um povo contra invasores parasitas com anuência do estado.
Delicioso e original
A. Santos
Um registo maravilhoso dos lugares de Covas e Romainho, considerados património Mundial Agrícola. O filme conta-nos, ao estilo original de P. Carneiro, como é lutar pela terra onde vivemos, nesse cantinho de Portugal esquecido por tantos e cobiçado por quem pode.
Ver este filme é apoiar o Cinema nacional e a luta desta gente.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!