//

A Regra do Jogo

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia, Drama 112 min 1939 M/12 28/12/2001 FRA

Título Original

Sinopse

Obra-prima e fracasso (primeiro, o filme foi banido em 1939 pelo governo de Vichy, três anos depois a película original foi destruída num bombardeamento e só em 1959 surgiu uma versão restaurada exibida no Festival de Veneza).

O filme de Jean Renoir é um misto de farsa e tragédia e desenha a decadência da sociedade francesa e as relações entre classes em vésperas da II Guerra Mundial. Em "A Regra do Jogo", Renoir usa as atmosferas plásticas da obra do seu pai (o pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir) para revelar as complicadas histórias cruzadas de amor de senhores e criados durante um acidentado fim-de-semana de caça no palácio do marquês Robert de la Cheyniest (Marcel Dalio).

Jean Renoir assume, paralelamente com a posição de realizador, o papel do cruel Octave e faz-se rodear de um surpreendente elenco dominado pelas presenças de Marcel Dalio, Nora Gregor e Julien Carette. PÚBLICO

Críticas dos leitores

Vale a pena ler a critica anterior

José Alexandre

Soberbo - uma obra prima - impreterível.
Continuar a ler

Vale a pena estar vivo para ver este filme

Pedro Diniz de Sousa

Vale a pena estar vivo para ver este filme. Nunca pensei chegar aos 41 anos e redescobrir, num filme, o que andamos aqui a fazer enquanto espécie de uma forma tão mais clara e aberta. Tal como na realidade, neste filme não há personagens principais. Todos são, todos somos principais. Ricos, pobres, homens, mulheres, felizes, "outsiders", verdadeiros, hipócritas. Não há concessões à distinção. Em todos os momentos todos os personagens o são por inteiro, estejam em primeiro plano ou num canto do ecrã quase imperceptível. Bem-vindo, Jean Renoir, bem-vindo ao nosso futuro. "Acabem com a fantochada!", gritamos aos políticos, aos media, a nós próprios. "Qual delas?", respondem os políticos, os media, nós próprios.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!