A Promessa de Hasan
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Hasan é um agricultor que se sustenta do terreno que herdou do pai. Quando percebe que está previsto colocarem um poste de alta tensão na sua propriedade, faz de tudo para o impedir.
Uma história dramática com assinatura do turco Semih Kaplanoğlu (também realizador de “Mel”, vencedor do Urso de Ouro na 60.ª edição do Festival de Berlim), que esteve em competição na secção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes. Na Mostra Internacional de São Paulo, “A Promessa de Hasan” arrecadou o Prémio da Crítica para Melhor Filme Estrangeiro. PÚBLICO
Críticas dos leitores
3 estrelas
José Miguel Costa
"A Promessa de Hasan", escrito e realizado pelo turco Semih Kaplanoglu, transporta-nos até à zona rural do noroeste da Turquia para dar-nos a conhecer o protagonista do título do filme, um proprietário relativamente abastado para os padrões económicos da região, que aparenta ser um indivíduo sereno, piedoso e até algo ingénuo.
No entanto, à medida que a acção (pausada e contemplativa) decorre, e sobretudo após este ter sido seleccionado para a peregrinação a Meca (que obriga ao pedido de perdão àqueles que, porventura, prejudicou no passado), vamo-nos apercebendo, através de uma sucessão de subtis episódios incorporados numa narrativa marcadamente humanista/espiritualista e metafórica, que estamos em presença de um potencial sonso e interesseiro/manipulador (ou, no mínimo, de um sujeito ambivalente propenso às pequenas corrupções diárias).
Trata-se de uma obra "moral" (contudo, não maniqueísta ou julgadora) de uma esmagadora beleza estética (que privilegia a imagem com cores saturadas e o intercalar de magníficos grandes planos gerais com planos de detalhe minuciosos), com um dos finais mais impactantes que vi nos últimos anos.
Pena que o seu brilho seja esmerecido por um ritmo excessivamente lento.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!