A Hora do Lobo

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Aventura 121 min 2015 M/12 22/10/2015 China, FRA

Título Original

Wolf Totem

Sinopse

<div>Ano de 1967. A China é governada por Mao Tsé-tung (1893-1976), que implementou a Revolução Cultural e mudou radicalmente a vida do seu povo. Chen Zhen é um jovem estudante de Pequim que é enviado para uma zona rural da Mongólia para educar uma tribo de pastores nómadas. Ali vai descobrir uma ligação antiga entre os pastores, o seu gado e os lobos selvagens que vagueiam pelas estepes. Para os mongóis, o lobo é uma criatura quase mítica que é parte integrante da sua comunidade e os liga à natureza. Fascinado pela profunda ligação entre as alcateias e os seres humanos que ali habitam, o rapaz decide salvar uma cria e domesticá-la. Porém, quando o Governo cria uma nova lei que obriga a população a usar de todos os meios para eliminar os lobos da região, o equilíbrio entre a tribo e a terra onde vivem é ameaçado…</div><div>Com assinatura do realizador francês Jean-Jacques Annaud ("O Nome da Rosa", "Sete Anos no Tibete", "O Urso", "Dois Irmãos"), um drama de aventura que se baseia no "best-seller" semiautobiográfico com o mesmo nome escrito, em 2004, por Jiang Rong (pseudónimo de Lü Jiamin). Para o filme, Annaud, que já antes trabalhara com animais, adquiriu uma dúzia de crias de lobo amestradas durante vários anos por um treinador canadiano. PÚBLICO</div><div><br /></div>

Críticas Ípsilon

Academismo “grande público”, tendência francesa

Luís Miguel Oliveira

A Hora do Lobo é um filme balofo com o seu “exotismo” e o seu misticismo new age.

Ler mais

O crepúsculo dos lobos

Jorge Mourinha

Uma fábula ecológica razoavelmente convencional mas na qual se consegue tocar um mundo à beira de desaparecer.

Ler mais

Críticas dos leitores

A Hora do Lobo

Fernanda Antunes

Fim do equilíbrio estabelecido entre nómadas mongóis e a natureza em nome do progresso... ou como acabar com o planeta. <br />É extraordinário.
Continuar a ler

Lobanismo

Jonas

O filme vê-se muito bem e com uma banda sonora entusiasmante que solta os sentidos até as belas paisagens da Mongólia. Atenção, o filme tem uma suprema fotografia!
Continuar a ler

2 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

"A Hora do Lobo", que se situa entre o épico histórico e a jornada heroica hollywoodesca, desenrola-se no "continente" de Mao-Tsé Tung, durante os anos 60 do séc. XX, e relata-nos a história de um jovem estudante que é enviado de Pequim para uma região remota da Mongólia, com o objectivo de ensinar as crianças locais a ler mandarim. Através do contacto com os pastores nómadas, que acompanhará ao longo de 2 anos, irá aculturar-se e aprender a respeitar a natureza (e os lobos em particular - o que o levará, inclusive, a adoptar uma cria desta espécie). <br /> <br />É um filme deslumbrante, no que concerne aos grandiosos cenários naturais e às técnicas de filmagem utilizadas (as cenas de combate com os lobos são sublimes). No entanto, a nível geral, a "estepe pariu um rato". De facto, a narrativa é quase infantilizada e simplória, sendo que, pelo contrário, tinha a expectiva de tratar-se de um produto com um cariz mais politizado e sociológico (que, aliás, julgo ser o foco do livro do qual foi adaptado - cunho que o realizador, infelizmente, não soube, ou não quis, captar). Em suma, uma desilusão "simpática".
Continuar a ler

Confirmado!

Isabel Maria Falcão

...acabo de assistir a este extraordinário filme, ACONSELHO! Cenas sublimes! Para mim é um filme 5 * em todos os aspectos. Adorei e...chorei!...
Continuar a ler

um filme a ver

Isabel Maria falcão

Ainda não fui. Ansiosamente esperávamos que estivesse em exibição. <br />Aliciante em vários aspectos que prometem qualidade!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!