A Família Bélier
Título Original
La famille Bélier
Sinopse
Realizado por
Éric Lartigau
Elenco
Eric Elmosnino, François Damiens, Karin Viard
Críticas Ípsilon
Não existem críticas dos nossos críticos.
Críticas dos leitores
Maria João NEves
BOM FILME . Pena a má legendagem. <br />Recupera música KITCH e saímos a trautear Michel Sardou.
Paulo Lisboa
Fui ver o filme porque achei o argumento muito interessante e original. <br /> <br />Gostei do filme, embora se trate de um filme simples, é um filme bem realizado, com boas interpretações, que nos transmite uma mensagem de amor filiar e que ainda nos dá algumas partes cómicas. <br /> <br />Estamos perante um bom, que é apto para todos os públicos. <br /> <br />Numa escala de 0 a 20 valores, dou 15 valores a este filme.
Helena Barbosa Amaro
Suspeita, gosto de quase todo o cinema francês que vejo. Ainda longe de alguns menos recentes ("Ma Petite Jerusalem", "De Battre Mon Coeur S'est Arretté", "L'amant de Lady Chatterley") e de outros muito mais velhos ainda, este "Família Bélier" é um filme de deixar as pessoas na sala sentadas quando o filme acaba, ainda no escuro, para ninguém veja as lágrimas que rolaram cara abaixo, em tanta gente. É um filme onde se canta sem ser um musical, onde se fala de dramas familiares de gente a crescer a quem competem tarefas de gente muito crescida, onde uma rapariga decide dar o salto quando se torna numa mulher por inteiro (e nunca se é uma mulher por inteiro sem se espetar primeiro um estalo a sério num puto bonito de língua comprida); onde se fala de política, de comunidade e da falta dela e do que se pede e não se pede a um candidato surdo-mudo; onde se fala, sem grandes rodriguinhos, de traduções diplomáticas, selvagens e censórias; onde as oportunidades acabam por estar sempre na Paris luminosa e que tem direito de as procurar quem fabrica queijos numa família de surdos-mudos que ouve música dentro do carro com um amplificador e não sabia que tinha uma cantora em casa (e a cantora também não sabia que se tinha assim dentro de si); onde uma mulher aprende a importância de ser teimosa, como o carneiro/bélier que leva no nome e se repete a si mesma, vezes sem conta, até se ouvir. <br /> Este filme lembra algumas coisas de Wes Anderson e de "Les Femmes du 6 Eme Étage", mas também a vontade de uma mulher a sair do seu bairro confortável e entrar em conflito com a Mãe para ser o que quer ser, como no lindíssimo "Ma Petite Jerusalem", que toda a gente devia ver e rever até o cumprir. É um filme a ver e a dar a ver a quem vai ter filhos a porem-se na alheta em breve. E deixa um recado: é melhor cantar muito, bem ou mal, que a vida, como canta Sardou, leva-se melhor assim e morre-se menos se se despejar na música as fossas da existência, como diz a dada altura o professor falsamente discreto no enredo. <br /> E por fazer laços entre pontas soltas que não seriam de juntar, este filme remete-me para o documentário de Tiago Pereira sobre "A música portuguesa a gostar dela própria", quando a dada altura uma das senhoras cantadeiras fala do que a levava a ela e à Mãe a cantar: espantar a fome, espantar dias piores. Da BSO: <br /> https://www.youtube.com/watch?v=LV7iQh7MSP4 https://www.youtube.com/watch?v=0cW2HZbSh2U (na versão da rapariga que canta no filme). https://www.youtube.com/watch?v=-er9ZsnXYkk (promessa maravilhosa de quem acabou de entrar pelo universo das paixões adentro)
Francisco Zuzarte
Vi, gostei. Concordo que seja para ver em familia um filme sobre uma família.
Américo Teixeira
Um aconchego para a alma, o cinema francês tem-nos brindado ultimamente com autenticas pérolas de emoção e criatividade, como é o caso de “O Fabuloso Destino de Amelie”, “Uma Turma difícil”, entre outros. Aconselho todas as pessoas a verem este filme, para verem verdadeiramente o que e uma família. Magnifico.
Marcela Monte
Uma chamada de atenção para os fisicamente limitados, muito enternecedora, com algumas cenas cómicas e com uma atriz/cantora fabulosa.
Olga
Filme excepcional e emocionante, principalmente para quem tem filhos. Recomendo.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!