A Assassina
Título Original
Nie Yin Niang/The Assassin
Realizado por
Elenco
Sinopse
China, século VIII. Aos 10 anos, Nie Yinniang (Qi Shu) foi raptada por uma monja. Depois de um treino intensivo em artes marciais, a menina depressa se transforma numa fria e calculista assassina de governantes corruptos. Um dia, após uma missão mal-sucedida onde, num impulso, demonstrou compaixão, a mestre decide castigá-la com um duro teste à sua coragem e capacidade de autocontrolo. Ela tem de partir para a sua terra natal, no Norte da China, e assassinar o seu primo Tian Ji'an (Chen Chang), um militar dissidente do governador da província, a quem tinha sido prometida na infância. É então que, ao ser obrigada a encarar as pessoas que amou e as recordações de uma outra vida, Nie se vê perante uma decisão difícil: escolher entre sacrificar a família de sangue ou romper definitivamente com a sua mentora…
Em competição no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu o prémio de Melhor Realizador, um filme dramático com assinatura do realizador taiwanês Hou Hsiao-Hsien (“A Cidade da Dor”, “Flores de Xangai”, “O Voo do Balão Vermelho”). PÚBLICO
Críticas Ípsilon
A justiceira solitária
Hou Hsiao-Hsien reinventa o filme de artes marciais com uma verdadeira festa para os sentidos.
Ler maisO eclipse da assassina no momento do golpe
Enigmático: é como se faltasse filme ao filme; é como se A Assassina, e não apenas o desfecho dos golpes, estivesse sempre em off.
Ler maisCríticas dos leitores
Um problema cultural
Raul
A assassina
Henrique Sequeira
Confuso
Rui
2 estrelas
JOSÉ MIGUEL COSTA
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






