1618
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Sebastião de Matos de Noronha, inquisidor do Santo Ofício, chega à cidade do Porto em Março de 1618 para investigar suspeitas de heresias praticadas por judeus. Entre eles está António Álvares, um homem muito respeitado na comunidade judaica, que encontra na fuga a única possibilidade de salvação.
Com assinatura de Luís Ismael (realizador de “Sefarad”, também sobre o judaísmo), este drama histórico é uma homenagem aos “cristãos novos” – judeus convertidos ao cristianismo – que foram perseguidos pela Inquisição. Com as receitas a reverter para fins sociais, este filme surgiu no contexto de um projecto inter-religioso entre a Comunidade Judaica do Porto, detentora dos direitos sobre a obra, e a Diocese do Porto.
Vencedor de dezenas de prémios internacionais, e com dois milhões de euros de orçamento, é uma das maiores produções cinematográficas alguma vez realizadas em Portugal. A produção demorou 14 meses e contou com a participação de 1200 figurantes. Os actores Pedro Laginha, Francisco Beatriz, Catarina Lacerda, Mafalda Banquart, Afonso Pacheco, Paulo Manso e Heitor Lourenço assumem as personagens principais. PÚBLICO
Críticas dos leitores
1618
João Lucas Ratinho
Como Professor de História e apaixonado por filmes de época, gostei imenso do filme.
Excelente
Mónica
Um filme português com imagem e som, ritmo, narrativa, intérpretes, tudo em bom! Uma surpresa! Muito bom.
Fantástico
Miguel Guedes
Confesso que entrei com baixas expectativas mas saí fascinado pelo filme. Recomendo.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!