//

O Homem Sem Braços

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 60 min 1927 EUA

Título Original

The Unknown

Um dos mais bizarros filmes do "príncipe do bizarro" que foi Tod Browning, "The Unknown" é ambientado num circo, como a mais célebre obra-prima do realizador, Freaks. A história é a mais perversa que se possa imaginar. Um homem que finge não ter braços, para fazer o seu número no circo, descobre que a vedeta do circo tem medo dos braços masculinos. O homem amputa deliberadamente os seus braços, mas entretanto ela vence a fobia e casa-se com outro. O amputado buscará vingança. Texto: Cinemateca Portuguesa

Sessões

  • Lisboa

Críticas dos leitores

O homem sem braços

Fernando Oliveira

Foi um dos autores que melhor soube questionar o conceito de normalidade nas histórias que contou nos seus filmes. Se nos espantamos com “Drácula”, “Freaks” ou “The devil doll”, neste “The unknown” realizado em 1927, anterior aos três, contará a mais perversa e como consequência mais trágica das narrativas dos seus filmes.

Num circo (como em “Freaks”), Alonzo, um fugitivo da justiça, finge não ter braços para esconder uma marca que o identificaria, encena um número com Nanon, a filha do dono do circo, que é amada por ele e por Malabar, o Homem-Forte; Nanon tem fobia dos braços masculinos e sente-se confortável junto a Alonzo. Quando o pai dela descobre o segredo de Alonzo este mata-o, e obriga um cirurgião a amputar os seus braços; quando regressa ao circo descobre que ela ultrapassou os seus medos e aceitou casar com Malabar…

Uma visão horrível de uma obsessão, inscrita numa comovente história de amor, onde aquilo que define o que é humano é reflectido como num espelho de uma “casa dos horrores”. Com duas representações sublimes de Lon Chaney e Joan Crawford. (em "oceupinfernoeodesejo.blogspot.com")

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!