O Professor Bachmann e a Sua Turma

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 217 min 2021 M/12 03/02/2022 ALE

Título Original

Herr Bachmann und seine Klasse

Realizado por

Sinopse

Numa escola de Stadtallendorf, na Alemanha, existe uma turma constituída por adolescentes de várias nacionalidades. Com enormes dificuldades em dominar a língua e a cultura do país de acolhimento, têm como aliado Dieter Bachmann, um professor muito especial que lhes ensina estratégias de superação. Juntos, à medida que vão misturando culturas e formas de viver, professor e alunos encontram uma verdadeira forma de amizade e entendimento. 
Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cinema de Berlim, um documentário de três horas e meia realizado por Maria Speth (“Madonas”), que escreve o argumento com Reinhold Vorschneider. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Stadtallendorf, cidade global

Luís Miguel Oliveira

São três horas três quartos de uma vivacidade incrível, entra-se, fica-se, e sai-se a respirar o ar de Stadtallendorf.

Ler mais

Críticas dos leitores

4 estrelas

José Miguel Costa

"O Professor Bachman e a Sua Turma", realizado por Maria Speth e vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim, é um documentário ("meramente") observacional, que emerge com sensibilidade, por um período de seis meses, no quotidiano de uma escola de uma cidade industrial alemã. Mais concretamente, na sala de aula de um atípico educador à beira da reforma (que aposta num método de ensino informal), cuja turma é constituida exclusivamente por adolescentes filhos de imigrantes, com fraco domínio da língua do país de acolhimento

Por certo, a duração desta obra (3 horas e quarenta e cinco minutos) irá repelir potenciais espectadores da sala de cinema, o que é pena, pois estamos em presença de um autêntico tratado sobre integração e respeito pela multiculturalidade, que deveria transformar-se num case study de análise obrigatória por parte de todos os pedagogos.

Continuar a ler

Por uma sala de aula inclusiva

Angélica Monteiro

Este documentário de 3h30 transporta-nos para o interior de uma sala de aula em Stadtallendorf, Alemanha, onde, como tantas outras, interagem meninos e meninas do 6o ano, com características particulares, entre as quais se destacam as diversas nacionalidades e culturas.
O que difere este ambiente de muitos outros é a capacidade do professor Bachmann, de uma forma natural e, ao mesmo tempo disciplinadora, colocar em prática alguns conceitos há muito defendidos no sistema educativo português. Numa espécie de voyerismo pedagógico, vamos conhecendo cada vez mais o contexto, as pessoas, as relações pessoais e sociais, enquanto se aprende inglês, alemão, matemática, música, história e, sobretudo, se aprende a ouvir, conhecer e a respeitar o próximo e a si mesmo.
Do ponto de vista pedagógico testemunhamos a valorização e o reconhecimento de diversas culturas, a aprendizagem ativa e centrada nos alunos e alunas, as expressões, a criatividade, a tutoria entre pares, a reflexão e a auto-avaliação e o acreditar que todos são capazes, desde que sejam dados caminhos alternativos e estratégias diversificadas consoante o ponto de partida.
Considerando que a inclusão é um processo, temos muito a aprender com este documentário.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!