Vem e Vê

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 146 min 1985 M/16 29/08/2019 URSS

Título Original

Idi i Smotri

Sinopse

Um dos mais famosos e impressionantes filmes de guerra jamais feitos. "Idi e Smotri" evita a apologia bélica e a fotogenia da guerra, para insistir sobre o horror e a crueldade que todos os conflitos encerram. O pano de fundo é a Bielorússia, perto da fronteira polaca em 1943, onde um rapaz retira uma espingarda das mãos de um cadáver, para logo depois ser levado pela Resistência para engrossar as fileiras dos guerrilheiros, após os nazis terem arrasado inteiramente a sua aldeia e massacrado todos os habitantes. Texto: Cinemateca Portuguesa

Críticas Ípsilon

Pelos caminhos da floresta

Jorge Mourinha

Pela primeira vez nas salas portuguesas, um dos clássicos do cinema russo contemporâneo: brutal, alucinante, desencantado.

Ler mais

Críticas dos leitores

Impressionante!

José Couto

Uma obra profundamente perturbadora, com cenas chocantes, arrepiantes mesmo, na forma sublime como conta e mostra o horror e a insanidade da guerra, a barbárie indescritível dos nazis e o sofrimento atroz das suas vítimas.

Mais do que a "banalidade do mal" de Arendt, o que vemos é a banalização do mal, perpetrada por seres humanos sem um pingo de humanidade. Não aconselhável a espíritos sensíveis e a mentes formatadas. Delirantes movimentos de câmara e espantosas fotografia e banda sonora. Imperdível.

Continuar a ler

Obra-prima

Raul

Filme espectacular. Realismo em fortes doses. A cena da entrada dos alemães na aldeia é antológica.
Continuar a ler

Excelente

Joao Cravo

<p>Já vi este filme há muitos anos. Mas apesar disso, este revisitar da película foi excelente. Uma obra-prima do cinema e um dos mais realistas filmes de guerra jamais feitos. A ver ou a rever sem reservas.</p><p>P.S. Pena é que a sua exibição foi só e apenas em umas poucas salas.</p>
Continuar a ler

Mais do mesmo?

Fernando Ferreira

Só alguém com total falta de imaginação e completamente imbuído do imaginário de guerra americano é que pode dizer tal barbaridade de um dos melhores filmes sobre a 2ª Grande Guerra. Mais do que procurar heróis, o filme busca a crueza da realidade de uma guerra desvastadora em termos materiais, mas sobretudo humanos.
Continuar a ler

Mais do mesmo

António

Mais do mesmo... Total falta de imaginação... O pior filme de guerra de todos os tempos?
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!