//

Bekas e o Sonho Americano

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 97 min 2012 M/12 21/08/2014 FIN, Iraque, SUE

Título Original

Bekas

Sinopse

<div>Zana e Dana, de sete e nove anos, respectivamente, são dois irmãos a viver no Curdistão iraquiano, em 1990. Órfãos de pai e mãe, que morreram na guerra de Saddam Hussein, sobrevivem nas ruas, aos cuidados um do outro. Um dia, quando se introduzem em segredo num cinema local, descobrem a existência de uma personagem que julgam ser a solução para todos os seus problemas: o Super-Homem. Desejosos de conhecer de perto o homem mais forte e justo de que alguma vez ouviram falar – e sem nada que os prenda àquele lugar devastado –, decidem pegar em Michael Jackson, a sua velha mula, e seguir viagem rumo à América. O objectivo parece-lhes simples e sem grande margem para erro. Enquanto Zana faz a lista de pessoas que o super-herói terá de castigar em seu nome, Dana apenas tem de se certificar que chegam vivos ao outro lado do mundo.</div><div>Escrita e dirigida pelo jovem realizador curdo Karzan Kader, uma comédia dramática que usa o humor para fazer uma reflexão sobre a guerra sob o ponto de vista de duas crianças. PÚBLICO</div>

Críticas dos leitores

Muito bom

Eliab Silva

Não sou crítico de cinema e nem convivo em zonas de conflitos para falar que não há crianças em perigo num pais em guerra, por isso o filme para mim é otimo.
Continuar a ler

Otimo

Andreia Rashed

Quando assisti me emocionei, ri, pensei e repensei em como existem pessoas sofridas nesse mundo. <br />Mas a criança como sempre tem esperança em algo melhor... bem diferente de nós adultos. <br />Ótimo filme.
Continuar a ler

Ótimo

Omar

Ótimo sob as perspectiva de uma criança. <br />Um enredo diferente e um sonho a buscar.
Continuar a ler

uma obra prima!

Saulo Ribeiro

Me emocionei bastante, agora estou refletindo sobre certas coisas em minha vida.
Continuar a ler

Fascinante

Wilians

<p>Ainda não vi o filme, mas vendo o trailer gostei muito... <br />Chega de filmes que dizem a mesma coisa.....</p>
Continuar a ler

Muito bom!!!

Fabiano de Araujo Pinto

<p>Não entendi algumas críticas contra o filme. O filme é muito bom. Temos que usar da alma poética ao vê-lo, nos despirmos de uma visão de outros tipos de filmes hollyhodianos de plantão, voltarmos à inocência das crianças e olhar com afeto àquela região do planeta. </p><p>Gostei e me emocionei.</p>
Continuar a ler

Mistura Milagrosa?

Marcela Monte

Não é por misturar crianças e bombas no Iraque que se consegue um bom filme. Há uma ou outra situação engraçada, mas aquele menino de 6 anos tem, pelo menos, 10 e .. grita demais.
Continuar a ler

Uma boa surpresa, uma viagem à minha infância

Ana Maria Silva

É para mim especialmente importante estabelecer algum tipo de "relação", ou "afectividade" pelo filme que estou a ver. Este Domingo, no Cinema City Alvalade essa magia aconteceu ao longo dos minutos de duração do filme curdo "Bekas e o Sonho Americano". Se bem que as memórias da minha infância não estejam pautadas por memórias de guerra, ou pobreza (como é o caso destes dois órfãos), foi bom relembrar como eram inocentes as tramas dos nossos raciocínios; como era bom acreditar que os super-heróis existiam e de como tudo era tão relativo e proporcional à dimensão da nossa imaginação (francamente fértil e dada a delírios de grandeza). Foi portanto uma experiência especial, rara e que partilho. O filme é delicioso e a história de vida destes dois bekas é algo que todos os educadores deveriam mostrar. Para rever, sem dúvida!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!